Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1024/2004, de 23 de Novembro

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 1024/2004. - Aposentou-se em 8 de Agosto de 2003 o Prof. Doutor José Guilherme de Carvalho Sampaio Faria, chefe de serviço hospitalar e director do Hospital de Miguel Bombarda, individualidade que, pelos contributos dados ao desenvolvimento e planeamento do sistema de saúde mental, constitui uma figura marcante da psiquiatria portuguesa.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1967 e diplomado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

Em 1971 obteve a especialização pós-graduada em Psiquiatria.

Mestre em Medicina Social pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres em 1975.

Doutorado em Medicina, área de Saúde Pública, pela Universidade Nova de Lisboa em 1979.

Em 1983 obteve o título de professor agregado em Medicina, área de Saúde Pública, e em 1997 pela Universidade Nova de Lisboa.

Além da formação académica acima referida, o Prof. Doutor Sampaio Faria desempenhou inicialmente as funções de assistente e mais tarde de professor associado da ENSP entre 1972 e 1998.

Foi regente da cadeira de saúde mental entre 1978 e 1986 e novamente nomeado a partir de 1997.

Em 1998 foi coordenador do grupo de disciplinas de Saúde Pública e director dos cursos de mestrado em Saúde Pública e da especialização em Saúde Pública.

Em 1984 foi designado consultor da Direcção-Geral da Saúde e nomeado director do Instituto de Assistência Psiquiátrica (IAP).

Em 1985 e 1986 foi director dos Serviços de Saúde Mental da Direcção-Geral da Saúde deste Ministério, onde teve um contributo inovador na respectiva organização.

De 1987 a 1996 foi consultor regional (regional officer) e gestor do Programa de Saúde Mental da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Bureau Regional Europeu, em Copenhaga.

Em 1987 foi nomeado director clínico do Hospital de Miguel Bombarda, tendo sido promovido em 1998, após concurso, a chefe de serviço da carreira médica hospitalar, área de psiquiatria.

Em 1998, foi nomeado director do Hospital de Miguel Bombarda, funções que desempenhou até à data da sua aposentação.

Na actividade científica, o Prof. Doutor Sampaio Faria coordenou diversos projectos de investigação a nível nacional e internacional e publicou vários artigos, na área da saúde, em revistas científicas nacionais e internacionais.

Assim, o destacado contributo dado pelo Prof. Doutor José Guilherme de Carvalho Sampaio Faria ao Hospital de Miguel Bombarda, em prol do desenvolvimento da saúde mental e psiquiatria ao longo de 35 anos de carreira profissional pública, e as suas notáveis qualidades humanas e profissionais tornam-no merecedor de público louvor, que, por proposta do conselho de administração do Hospital de Miguel Bombarda, lhe concedo.

28 de Outubro de 2004. - O Ministro da Saúde, Luís Filipe da Conceição Pereira.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2261911.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda