Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 23348/2004, de 13 de Novembro

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 23 348/2004 (2.ª série). - Por despacho do presidente do conselho directivo do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa de 14 de Outubro de 2002, proferido por delegação do reitor da mesma Universidade de 17 de Agosto de 2002:

Jorge Manuel Afonso Garcia - reconduzido por um quinquénio no exercício das funções de professor auxiliar convidado, a tempo parcial (50%), além do quadro, com efeitos a partir de 1 de Outubro de 2002. (Não carece de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)

Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 21.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária, publicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho.

Jorge Manuel Afonso Garcia, professor auxiliar convidado no Departamento de Matemática do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), desenvolveu nos últimos cinco anos (de 1997 a 2002) múltiplas actividades no ISEG, nomeadamente de docente de investigação e de orientação de teses de mestrado e de estágios MAEG. Está, além disso, a preparar a sua tese de doutoramento, estando em fase avançada. Desenvolveu ainda actividade de índole institucional em organizações actuariais, tanto nacionais como internacionais.

Relativamente à sua actividade de docência, leccionou tanto disciplinas de licenciatura como de mestrado. Relativamente às disciplinas de licenciatura, foi responsável da cadeira optativa de Cálculo Actuarial, tendo ainda leccionado a disciplina de Investigação Operacional II do curso de Gestão. Relativamente ao curso de mestrado foi responsável pelas disciplinas de Fundos de Pensões e de Complementos Actuariais.

Orientou durante o mesmo período dois estágios MAEG e três teses de mestrado (uma delas como co-orientador).

Na sua actividade de investigação publicou três documentos de trabalho do CEMAPRE e um artigo, em co-autoria, numa revista de nível internacional. Apresentou ainda recentemente um outro trabalho à conferência International Congress on Insurance: Mathematics & Economics 2002.

Tenho acompanhado de perto a sua actividade a vários níveis. A nível de docência, como colega no curso de mestrado, a nível de orientação, pois co-orientámos uma tese de mestrado, a nível de investigação, sou colega de área de trabalho, sou seu co-orientador (com a Prof.ª Lourdes Centeno) da sua tese de doutoramento e publicámos recentemente, em co-autoria, um artigo no Astin Bulletin. Além disso, participamos numa comissão de estudo no âmbito do Instituto dos Actuários Portugueses.

Estou convicto de que no futuro continuará a dar um contributo extremamente válido, acredito pelo menos equivalente ao que tem dado no passado, tanto à escola como à investigação nas ciências actuariais, não esquecendo a sua participação nas instituições actuariais.

Sendo assim, recomendo vivamente a sua recondução na categoria de professor auxiliar convidado.

O Relator, Alfredo Duarte Egídio dos Reis.

Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 21.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária, publicado em anexo a Lei 19/80, de 16 de Julho.

No período a que o relatório diz respeito, de 30 de Junho de 1997 a 30 de Junho de 2002, o Prof. Jorge Garcia desenvolveu intensa actividade pedagógica e científica, sendo de destacar que:

1) Tem vindo a efectuar, a bom ritmo, investigação na área das ciências actuariais, estando o trabalho conducente à apresentação da tese de doutoramento bastante desenvolvido; publicou recentemente um artigo no Astin Bulletin (em co-autoria) e apresentou um artigo no 6th International Congress on Insurance: Mathematics & Economics;

2) Tem leccionado várias disciplinas de ciências actuariais quer ao nível de mestrado, quer da licenciatura MAEG, bem como a disciplina de Investigação Operacional II da licenciatura em Gestão;

3) Orientou três teses do mestrado em Ciências Actuariais e participou em vários júris de mestrado;

4) Participa, como representante do Instituto dos Actuários Portugueses, em várias instâncias, nomeadamente nas reuniões da Associação Actuarial Internacional, no Grupo Consultivo de Actuários dos Países Comunitários e no júri para certificação dos actuários responsáveis, o que reforça a posição do ISEG no exterior.

Em face do exposto, na opinião da signatária não há que colocar em dúvida a competência, a aptidão pedagógica e científica e a actualização do Prof. Jorge Garcia, sendo do maior interesse a sua recondução como professor auxiliar convidado.

A Relatora, Maria de Lourdes Caraças Centeno.

11 de Outubro de 2004. - O Presidente do Conselho Directivo, Vítor da Conceição Gonçalves.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2258707.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-07-16 - Lei 19/80 - Assembleia da República

    Alteração, por ratificação, do Decreto-Lei n.º 448/79, de 13 de Novembro (aprova o Estatuto da Carreira Docente Universitária).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda