A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução DD1532, de 20 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Determina que os serviços públicos, bancos e instituições de crédito encerrem no dia 23 de Dezembro de 1974.

Texto do documento

Resolução

O Conselho de Ministros:

1 - Considerando que o dia 23 de Dezembro, antevéspera de Natal, é uma segunda-feira, e que a dispensa de trabalho nesse dia permitirá à maioria dos trabalhadores da função pública um período de tempo mais favorável a deslocações, compras e outras actividades relacionadas com a quadra natalícia, o Governo deliberou que os serviços públicos não essenciais encerrem no referido dia 23.

2 - Para a execução da deliberação tomada competirá aos Ministros, no âmbito de cada Ministério, definir, em caso de dúvida, quais os serviços públicos considerados essenciais e que, portanto, devem continuar a funcionar em 23 de Dezembro.

3 - Não haverá dispensa de serviços no dia 31 de Dezembro.

4 - a) Os bancos e outras instituições de crédito encerrarão também no dia 23, mas observarão o horário normal de funcionamento no dia 21 (sábado), com encerramento dos serviços em contacto com o público às 17 horas, não se considerando a actividade prestada nesse dia como trabalho extraordinário.

b) Será observado o regular funcionamento dos postos ou secções de câmbios das instituições de crédito (sobretudo nas fronteiras) no dia 23 (segunda-feira), atendendo em especial ao apoio que lhes competirá prestar aos emigrantes e outras pessoas de visita ao nosso país por ocasião da quadra natalícia.

c) É autorizado que a apresentação a protesto dos efeitos cujo prazo termina na segunda-feira, 23, seja prorrogada para quinta-feira (26 de Dezembro).

5 - Considerando, finalmente, a intensificação do trabalho a que estão sujeitos os empregados de comércio durante o período de Natal, o Governo autoriza o encerramento do comércio no dia 26 de Dezembro.

Presidência do Conselho de Ministros, 17 de Dezembro de 1974. - O Primeiro-Ministro, Vasco dos Santos Gonçalves.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1974/12/20/plain-225824.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/225824.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda