Aviso 9413/2004 (2.ª série). - Por despacho de 20 de Maio de 2004 do Ministro da Cultura, sobre proposta do Instituto Português de Arqueologia, nos termos do disposto nos artigos 3.º e 14.º do Decreto-Lei 164/97, de 27 de Junho, é inventariada, pelo seu valor cultural, uma espingarda de carregar pela boca com a seguinte descrição:
Designação - espingarda de carregar pela boca;
Matéria - madeira/latão/ferro;
Dimensões - comprimento: 142 cm;
Peso - c. 10 kg (concessionada);
Descrição - a peça encontra-se envolta por uma concreção resultante da corrosão do ferro em ambiente marinho. Pela análise radiográfica efectuada verifica-se que a chapa de coice em latão e a coronha de madeira se encontram razoavelmente bem preservadas devido à acção anti-séptica do processo de corrosão.
Os elementos que compõem o fecho, que consiste num conjunto embutido num entalhe escavado na madeira, formado por uma roda serrilhada que prende e liberta a mola real e pela mola-âncora que trava a roda e a solta quando é pressionado o gatilho, estavam preservados. As partes deste conjunto em cobre sofreram da protecção catódica originada pela deterioração dos elementos em ferro.
O exame magnético do cano não detectou massa metálica preservada;
Datação - presumivelmente, século XIX;
Data do achado - 10 de Fevereiro de 2000;
Achador - Trajano Martins Marques;
Local do achado - no mar, a cerca de 5 milhas da costa Oeste de Leixões;
Número de inventário nacional do património náutico e subaquático - carta arqueológica de Portugal - 05428.
24 de Setembro de 2004. - O Director do Departamento de Gestão e Planeamento, Paulo de Oliveira.