A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 27707/2007, de 10 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Nomeia a Agência Portuguesa do Ambiente, a Direcção-Geral de Actividades Económicas e a Direcção-Geral de Saúde como autoridades competentes responsáveis pelas funções decorrentes do Regulamento (CE) n.º 1907/2006 (EUR-Lex), do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de Dezembro de 2006, relativo ao registo, avaliação, autorização e restrição de substâncias químicas (REACH).

Texto do documento

Despacho 27707/2007

O Regulamento (CE) n.º 1907/2006, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de Dezembro de 2006, relativo ao registo, avaliação, autorização e restrição de substâncias químicas (REACH), que cria a Agência Europeia das Substâncias Químicas, que altera a Directiva n.º 1999/45/CE e revoga o Regulamento (CEE) n.º 793/93, do Conselho, e o Regulamento (CE) n.º 1488/94, da Comissão, bem como a Directiva n.º 76/769/CEE, do Conselho, e as Directivas n.os 91/155/CEE, 93/67/CEE, 93/105/CE e 2000/21/CE, da Comissão, abreviadamente designado Regulamento REACH, resulta de um processo de revisão do quadro comunitário em matéria de substâncias químicas, que culminou na sua adopção.

Com efeito, a avaliação dos instrumentos normativos que regulavam, a nível comunitário, o fabrico, colocação no mercado e utilização de substâncias químicas, identificou um conjunto de fragilidades no funcionamento da legislação comunitária relativa a esta matéria, as quais induziam disparidades entre as disposições que afectam o funcionamento e eficácia do mercado interno e a necessidade de assegurar um elevado nível de protecção da saúde humana e ambiente, de acordo com o princípio da precaução Adicionalmente, foi também aprovada a Directiva n.º 2006/121/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de Dezembro, que altera a Directiva n.º 67/548/CEE, do Conselho, de 27 de Junho, que pretende ajustar a legislação em vigor em matéria de substâncias químicas, face ao novo regime.

Este novo quadro normativo tem como objectivo assegurar um elevado nível de protecção da saúde humana e do ambiente, incluindo a promoção do desenvolvimento de métodos alternativos de avaliação de riscos de substâncias e garantir a livre circulação das substâncias no mercado interno, reforçando simultaneamente a competitividade e a inovação.

O Regulamento REACH estabelece disposições a aplicar ao fabrico, à colocação no mercado ou à utilização de substâncias - estremes ou contidas em preparações ou em artigos - e à colocação no mercado de preparações, as quais integram quatro fases distintas: o registo, a avaliação, a autorização e a restrição de substâncias químicas.

A implementação do Regulamento REACH a nível nacional comporta, entre outros aspectos, a nomeação das autoridades competentes, a criação de um serviço nacional de assistência, a adopção de sanções a aplicar em caso de infracção ao Regulamento, a concessão de recursos para inspecções e outras medidas de execução e a assunção de responsabilidades relacionadas com a criação da Agência Europeia das Substâncias Químicas e com o Comité Comitologia.

Sem prejuízo da adopção das restantes medidas para uma correcta e eficaz aplicação do Regulamento REACH a nível nacional, importa, desde já, dar cumprimento ao disposto no seu artigo 121.º e nomear as autoridades competentes responsáveis pela realização das tarefas atribuídas pelo referido Regulamento de forma a garantir a sua operacionalidade e assegurar a representação nacional nos organismos criados pela Agência Europeia das Substâncias Química e pela Comissão.

Assim, e dando cumprimento ao disposto no artigo 121.º do Regulamento (CE) n.º 1907/2006, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de Dezembro de 2006, são nomeadas a Agência Portuguesa do Ambiente, a Direcção-Geral de Actividades Económicas e a Direcção-Geral de Saúde autoridades competentes responsáveis pelas funções decorrentes do citado Regulamento, no âmbito das respectivas competências.

23 de Outubro de 2007. - O Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Carlos da Graça Nunes Correia. - O Ministro da Saúde, António Fernando Correia de Campos. - O Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e da Inovação, António José de Castro Guerra.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2007/12/10/plain-224982.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/224982.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda