Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho DD4505, de 20 de Março

Partilhar:

Sumário

Constitui uma comissão encarregada de coordenar os assuntos ligados à aplicação prática do regime de previdência dos trabalhadores rurais.

Texto do documento

Despacho

Ao nível regional faz-se sentir a falta de estruturas capazes de dar resposta aos graves problemas de coordenação das instituições e departamentos que se prendem com as responsabilidades dos serviços directa ou indirectamente ligados às populações rurais.

Esses problemas põem-se de forma palpável e muito aguda, nomeadamente em matéria de previdência, de cooperação social e animação sócio-cultural e de apoio ao processo da reforma agrária e do fomento de cooperativas.

A amplitude destes problemas toca as esferas de competência de vários Ministérios, além do dos Assuntos Sociais, como sejam os do Trabalho, Agricultura e Pescas e Educação e Investigação Científica, e por isso a sua resolução depende de articulação a estabelecer com tais departamentos.

Todavia, é possível desde já ensaiar um esquema de coordenação entre serviços e instituições dependentes do Ministério dos Assuntos Sociais.

Se a necessidade desta medida já se fazia sentir desde há muito, ela torna-se agora muito mais premente com a próxima entrada em vigor de um novo regime de previdência dos trabalhadores rurais, cuja execução importará acompanhar por forma coordenada desde o início.

Assim, e embora se preveja a constituição futura de comissões regionais para articulação de outros serviços e instituições interessados nos problemas das comunidades rurais, numa 1.ª fase vai estabelecer-se um sistema de coordenação limitado aos aspectos de previdência, para o que as comissões a criar terão âmbito distrital e nelas participarão as caixas de previdência, os beneficiários do regime de previdência dos trabalhadores agrícolas (através de dirigentes de Casas do Povo) e ainda empregados destas e dos serviços distritais da Junta Central das Casas do Povo.

Nestes termos, determino:

1. Em cada distrito será constituída uma comissão encarregada de coordenar os assuntos ligados à aplicação prática do regime de previdência dos trabalhadores rurais, articulando a acção dos serviços e instituições nela interessados, e que se designa Comissão Distrital de Previdência Rural (CDPR).

2. As CDPR serão constituídas por sete membros efectivos e outros tantos suplentes, com a seguinte composição:

Quatro dirigentes de Casas do Povo, eleitos em plenário distrital;

Um empregado de Casa do Povo, eleito em plenário distrital;

Um representante da caixa de previdência e distrital;

Um representante do Serviço Distrital da Junta Central das Casas do Povo.

3. No exercício das suas funções de coordenação ao nível do distrito, compete às CDPR:

a) Promover a divulgação do regime legal de previdência dos trabalhadores rurais;

b) Analisar e, sempre que possível, solucionar de imediato todas as questões relacionadas com a aplicação prática do mesmo regime que lhes sejam postas pelas Casas do Povo, serviços distritais, caixas de previdência e outras instituições;

c) Determinar a oportunidade e a extensão da transferência da gestão dos fundos de previdência para as caixas, de acordo com os critérios fixados no Regulamento do RPR;

d) Estudar as soluções convenientes e elaborar propostas, a apresentar à CDPR, sempre que necessário para resolver dúvidas e casos omissos e outras deficiências da legislação que regula a previdência rural.

4. Os responsáveis pelos serviços distritais da Junta Central das Casas do Povo desencadearão as diligências necessárias à constituição, instalação e funcionamento das CDPR e assegurarão o seu expediente.

5. As CDPR reunirão ordinariamente de quinze em quinze dias e terão um coordenador eleito de entre os seus membros.

6. Do resultado das reuniões serão elaboradas súmulas, das quais serão com a maior urgência remetidas cópias ao serviço distrital e à caixa de previdência respectiva.

7. Com excepção das despesas de expediente, que ficarão a cargo dos serviços distritais da Junta Central das Casas do Povo, os restantes encargos serão suportados pelos fundos de previdência das Casas do Povo.

Ministério dos Assuntos Sociais, 8 de Março de 1976. - O Ministro dos Assuntos Sociais, Rui Manuel Parente Chancerelle de Machete.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1976/03/20/plain-224727.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/224727.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda