Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 934/2004, de 6 de Setembro

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 934/2004. - Avoco, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 8.º do RDM, o louvor concedido ao tenente-coronel de infantaria NIM 03401681, Jorge Manuel Santos da Silveira, pelo Senior National Representative de Portugal em Timor e que seguidamente se transcreve:

"Louvo o tenente-coronel de infantaria NIM 03401681, Jorge Manuel Santos da Silveira, pela forma brilhante e distinta como desempenhou durante um período de cerca de 15 meses as suas funções no Operations Branch (Células de Operações, Planeamento e Informações) do quartel-general da força de manutenção de paz da missão das Nações Unidas em Timor-Leste (PKF/UNMISET), entre Fevereiro de 2003 e Maio de 2004, em que revelou excepcionais qualidades militares, de que se destacam a elevada competência profissional, a grande dedicação e uma extraordinária eficiência.

Servindo Portugal sob a bandeira das Nações Unidas em funções de grande importância, inicialmente como chefe da Célula de Planeamento (Plans Cell) e posteriormente na função de Deputy Operations Officer, pautou sempre a sua actuação por uma postura de excepcional zelo, grande sentido do dever e aptidão para bem servir nas diferentes circunstâncias.

Tendo, mais recentemente, sido designado chefe da Célula de Informações Militares (MilInfo Cell), apesar da elevada complexidade desta função, para a qual é exigida uma extrema sensibilidade, ponderação e bom senso, demonstrou possuir, além das qualidades atrás referidas, um grande sentido de objectividade, capacidade de análise e um vasto conhecimento da realidade timorense. Estas qualidades permitiram-lhe produzir, em tempo oportuno, uma avaliação correcta das situações e informação válida e precisa, de que é exemplo a elaboração de avaliações de ameaça (threat assessments), efectuadas com grande discernimento e clareza e que constituíram um excelente contributo para que o comandante da força multinacional pudesse tomar as decisões mais ajustadas.

De referir, ainda, a sua capacidade de implementar, orientar e supervisionar o trabalho da equipa que liderou, tendo sempre em vista a optimização das tarefas de recolha, análise e produção de informações e, de uma forma muito particular e significativa, a sua contribuição para a transferência de conhecimentos (skills and knowledge transfer) na área das informações militares aos elementos das FALINTIL-FDTL, através do Information Search and Analysis Course, com resultados que podem ser considerados de muito boa qualidade, o que certamente irá contribuir, no futuro, para a melhoria da capacidade e eficiência das forças de defesa de Timor-Leste nesta área.

A proficiência que alcançou, mercê do seu empenho pessoal, iniciativa e sentido das responsabilidades, ficou também a dever-se à sua forte personalidade e esmerada educação e, bem assim, às qualidades de tacto e diplomacia que evidenciou e lhe permitiram galvanizar os seus subordinados levando-os a constituir uma equipa coesa e profícua, facto que lhe mereceu os mais rasgados elogios por parte dos seus chefes directos e de que resultou um grande prestígio pessoal e uma contribuição significativa para a dignificação das Forças Armadas Portuguesas e de Portugal.

Oficial dotado de elevado espírito de sacrifício, praticando em elevado grau da virtude da lealdade, o tenente-coronel Santos da Silveira tem ilustrado possuir, durante o serviço e em todos os actos da sua vida, dotes de carácter, espírito de obediência e raras qualidades de abnegação que o creditam como um oficial digno de ocupar postos de maior risco.

Pelo conjunto das suas relevantes qualidades pessoais e humanas, pelas excepcionais qualidades e virtudes militares evidenciadas e pelo contributo que deu com a sua acção para o prestígio do Exército e das Forças Armadas Portuguesas, de que resultou honra e lustre para as mesmas e para Portugal, deve o tenente-coronel Santos da Silveira ser apontado como um exemplo a seguir, e os serviços por si prestados devem ser considerados extraordinários, relevantes e distintos.

14 de Maio de 2004. - O Senior National Representative, José Gabriel Brás Marcos, brigadeiro-general."

5 de Agosto de 2004. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2241888.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda