Louvor 932/2004. - Por ter sido nomeada para a frequência de curso para acesso aos quadros permanentes da Marinha, vai destacar deste Gabinete o segundo-marinheiro Clotilde Quaresma.
Durante a sua permanência no Gabinete do CEMGFA, o marinheiro Quaresma sempre demonstrou uma clara vontade de aprender e de colaborar a todos os níveis e uma enorme aptidão técnica que permitiu que desde muito cedo lhe pudessem ser confiadas responsabilidades muito para além daquelas que seriam próprias do seu encargo orgânico.
Sempre pronta a assumir as obrigações que daí advinham, colaborou de forma muito meritória nas funções do âmbito do adjunto administrativo do Gabinete, designadamente no apoio logístico às actividades e missões desenvolvidas pelo CEMGFA e pelo Gabinete, elaboração, controlo e arquivo de documentação respeitante à aquisição de bens e serviços e gestão orçamental, apoio nas tarefas decorrentes do controlo de diverso material de consumo corrente e material de representação.
O desempenho na execução deste conjunto diversificado de tarefas, nas quais colocou uma extraordinária dedicação e espírito de bem-servir, governou-se pela disponibilidade permanente, eficiência, rigor e qualidade, o que lhe granjeou a estima e o natural reconhecimento de superiores hierárquicos e de camaradas.
Também merecedora de realce é a sua postura, enquanto militar, a qual sempre se pautou por um rigoroso equilíbrio entre o dever, a dedicação e uma irrepreensível apresentação. Esta, conjugada com um espírito de sã e jovial camaradagem, fez com que o seu relacionamento com todos fosse simultaneamente respeitador e afável.
As qualidades pessoais e profissionais do segundo-marinheiro Clotilde Quaresma e os serviços por si prestados contribuíram assim de forma significativa para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do meu Gabinete e do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
22 de Junho de 2004. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.