Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 16365/2004, de 12 de Agosto

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 16 365/2004 (2.ª série). - Departamento Académico - Sob proposta da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi, pela deliberação do senado n.º 2/04, de 7 de Janeiro, aprovada a seguinte licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Anglo-Americanos:

I - Relevância científica e sócio-cultural da licenciatura. - A criação de uma licenciatura em Estudos Anglo-Americanos é uma ambição de longa data do Grupo de Estudos Anglo-Americanos (GEAA). O crescimento do GEAA permite agora concretizar este objectivo, dado o aumento do número de doutorados em múltiplas áreas de investigação.

O inglês é a língua materna de dois Estados membros da União Europeia (a Irlanda e o Reino Unido) e ainda da Austrália, Canadá, Nova Zelândia, África do Sul e de muitos outros países de África e das Caraíbas, para além de ser também a língua principal dos Estados Unidos da América. Como é sabido, o inglês é, hoje em dia, a segunda língua de grande parte do resto do mundo, sendo a língua mais falada e mais escrita do planeta e a língua de onde mais e para onde mais se traduz. A universalidade do inglês, o seu papel central numa economia globalizada, no desporto, na diplomacia e na cultura (incluindo a cultura popular ou de massas), garantem indubitavelmente o interesse e a relevância de uma licenciatura que toma como objecto de estudo o mundo de expressão inglesa (o que não é de modo algum idêntico àquilo que muitas vezes se refere como mundo anglo-saxónico) nos seus aspectos linguísticos, culturais e literários, como seria apropriado num currículo na área das Línguas e Literaturas Modernas. A designação de Estudos Anglo-Americanos pretende sublinhar de modo crítico a realidade de expressão inglesa no mundo contemporâneo e o seu peso na cena internacional.

II - Objectivos e perfil da licenciatura. - A monodisciplinaridade oferece, em primeiro lugar, a possibilidade de expandir e desenvolver os Estudos Anglo-Americanos em Coimbra, alargando o campo e a profundidade do que existe actualmente. Este curso contribuirá certamente para o desenvolvimento de programas de pós-graduação, mestrado e doutoramento, e o seminário do 4.º ano é concebido de forma a orientar os alunos para o trabalho de pós-graduação, incluindo uma componente de preparação para a investigação. Trata-se de uma área que o GEAA e as Línguas e Literaturas Modernas (e a Faculdade no seu todo) necessitam urgentemente de expandir e desenvolver.

Insere-se também a proposta na aposta estratégica da Faculdade de Letras de valorização das suas licenciaturas científicas, optando-se por esquemas curriculares flexíveis e transversais, de modo a permitir uma abertura tão ampla quanto possível a futuras saídas profissionais.

Ora o GEAA está em condições, nesta era de interdisciplinaridade e de banda larga, de oferecer um curso que, além das vantagens da especialização, pode dar aos alunos a oportunidade de adquirirem conhecimentos e competências de natureza alargada, melhorando as suas perspectivas no mercado de trabalho. Assim, e de acordo com os princípios gerais da reforma curricular (recentemente aprovada pela tutela), ainda que a licenciatura incida numa área particular do saber, as várias vertentes de que ela se reveste (língua, tradução, cultura/estudos culturais, literatura, linguística) permitem aos alunos esse alargamento de horizontes, ao mesmo tempo que se lhes possibilita uma maior incidência em algumas dessas componentes, segundo os seus interesses pessoais e perspectivas de futuro profissional. A grande margem de escolha constante do plano curricular é deliberada, tendo como objectivo criar um curso flexível e proporcionar alternativas em múltiplas áreas do saber, dentro e fora dos Estudos Anglo-Americanos, conciliando assim a especialização com o alargamento de conhecimentos e competências.

De acordo com o objectivo da internacionalização da Universidade, e pensando no desenvolvimento dos Estudos Anglo-Americanos em Coimbra, uma variante monodisciplinar tornará mais fácil atrair alunos de universidades estrangeiras para estudarem no GEAA (um número que já é significativo actualmente) e, desta forma, permitirá expandir o nosso envolvimento em programas internacionais, incluindo o estabelecimento de projectos de investigação e de desenvolvimento curricular.

As ligações estabelecidas pelo GEAA no âmbito dos programas SÓCRATES/ERASMUS são suficientes para garantir que todos os alunos desta variante possam fazer pelo menos um semestre numa universidade da Irlanda ou do Reino Unido, ou ainda, se assim o desejarem, ter a oportunidade de estudar inglês noutro país europeu (uma vez que, como referimos, estamos interessados no inglês como um idioma global).

Contactos com universidades norte-americanas, dos quais o protocolo existente com a Universidade de Wisconsin-Madison é um exemplo bem sucedido, abrem-nos as portas também para o outro lado do Atlântico.

III - Principais saídas profissionais - tradução e interpretação, turismo, comunicação social, publicidade, relações públicas, edição, secretariado, investigação e docência no ensino superior, arquivos e bibliotecas, desenvolvimento de conteúdos para páginas web, funções na Administração Pública e em entidades internacionais, tais como embaixadas e organismos da União Europeia.

IV - Prova específica de acesso. - Inglês.

V - Organização curricular. - O curso está organizado por semestres, e respeita as regras do european credit transfer system (ECTS). Tal como nas restantes variantes das Línguas e Literaturas Modernas da nova reforma curricular, propõe-se um tronco comum de dois anos (quatro semestres), seguido por outros dois com um maior número de cadeiras e programas à escolha. Desta forma, possibilita-se uma sólida formação de base nos primeiros quatro semestres, dando posteriormente alternativas que permitem uma maior incidência numa ou noutra das vertentes dos estudos Anglo-Americanos (Língua, Literatura, Cultura/Estudos Culturais e Linguística). A lista de cadeiras de opção que se anexa representa, ainda que provisoriamente, o vasto leque de programas que podem desde já serem oferecidos pelos membros do GEAA, segundo as áreas de especialização do respectivo corpo docente. Este elenco, que funcionará de acordo com as disponibilidades de serviço, as necessidades docentes e a procura manifestada pelos alunos nas diversas áreas, será objecto de revisão anual e, esperamos, de alargamento no futuro, sobretudo nas áreas que ainda estão sub-representadas e ou noutras que se venham a revelar de interesse para o percurso curricular e profissional dos alunos.

Para satisfazer os requisitos mínimos de uma licenciatura em Estudos Anglo-Americanos, o aluno deverá obter 160 ECTS [54 unidades de crédito (UC)] em cadeiras leccionadas pelo GEAA. Destes 160 ECTS (54 UC), 40 (12 UC) devem ser frequentados na área de Língua e 30 (12 UC) nas áreas de Literatura, Cultura e Linguística. Deve também frequentar dois seminários anuais nos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º semestres numa destas áreas (à sua escolha). Para além deste mínimo, a escolha do aluno, até perfazer 240 ECTS (86 UC) do total da licenciatura, é deixada ao seu critério. Como tal, o plano curricular inclui um número significativo de cadeiras de opção. As opções de área deverão ser escolhidas dentro do GEAA, as Disciplinares dentro de qualquer grupo das Línguas e Literaturas Modernas e Clássicas, e as Opções Livres de entre a respectiva oferta na Faculdade de Letras ou noutra Faculdade da Universidade de Coimbra. As Opções Transversais, tal como indica o preâmbulo da reforma curricular destinam-se a facultar saberes fundadores para qualquer estudante das Humanidades, e ou a criar competências base essenciais para o seu desenvolvimento futuro.

Para além dos requisitos acima indicados, pode o aluno escolher um maior aprofundamento na área de Estudos Anglo-Americanos (e, dentro dela, como já foi dito, em algumas das suas componentes) ou eleger estudar outra língua e cultura do seu interesse, utilizando, para o efeito, o espaço disponível, respectivamente, para Opções de Área ou Disciplinares que constam do plano curricular. Neste segundo caso, depois de concluir esta licenciatura, e com um investimento adicional de 25 ECTS (10 unidades de crédito) - cinco cadeiras semestrais -, poderá o aluno mediante o pedido das respectivas equivalências, obter uma segunda licenciatura, bidisciplinar, com a Área Principal em Inglês e a Área Complementar na segunda língua que estudou, o que representa uma mais valia importante para o seu futuro profissional.

Tal como se prevê no plano estratégico, a criação de um sistema de acompanhamento de alunos fornecerá orientação relativamente à selecção de opções e à construção do percurso curricular, em função dos interesses, aptidões e expectativas finais dos alunos.

No âmbito do que está instituído no plano estratégico da Faculdade de Letras, o GEAA procurará, dentro das suas competências e possibilidades, proporcionar aos alunos desta licenciatura estágios profissionais após a conclusão do curso, de modo a facilitar a sua inserção no mercado de trabalho.

8 de Julho de 2004. - O Reitor, Fernando Seabra Santos.

ANEXO

Licenciatura em Línguas e Literaturas variante de Estudos Anglo-Americanos

Área ... Créditos (mínimo) ... ECTS (mínimo)

Língua ... 12 ... 40

Linguística ... 12 ... 30

Literatura ... 12 ... 30

Cultura ... 12 ... 30

Seminários Anuais ... 6 ... 30

Opções ... 32 ... 80

Total ... 86 ... 240

Plano curricular

Disciplinas ... Horas semanais ... UC ... ECTS

1.º semestre

Inglês I ... 4 ... 1,5 ... 5

Introdução aos Estudos Literários I ... 3 ... 2 ... 5

Introdução aos Estudos Linguísticos I ... 3 ... 2 ... 5

Cultura Inglesa I ... 3 ... 2 ... 5

Opção Livre ... 3 ... 2 ... 5

Opção Transversal ... 3 ... 2 ... 5

2.º semestre

Inglês II ... 4 ... 1,5 ... 5

Introdução aos Estudos Literários II ... 3 ... 2 ... 5

Introdução aos Estudos Linguísticos II ... 3 ... 2 ... 5

Cultura Norte-Americana I ... 3 ... 2 ... 5

Opção Livre ... 3 ... 2 ... 5

Opção Transversal ... 3 ... 2 ... 5

3.º semestre

Inglês III ... 4 ... 1,5 ... 5

Literatura Inglesa I ... 3 ... 2 ... 5

Linguística Inglesa I ... 3 ... 2 ... 5

Cultura Inglesa II ... 3 ... 2 ... 5

Opção de Área ou Disciplinar ... 3 ... 2 ... 5

Opção Livre ... 3 ... 2 ... 5

4.º semestre

Inglês IV ... 4 ... 1,5 ... 5

Literatura Norte-Americana ... 3 ... 2 ... 5

Linguística Inglesa II ... 3 ... 2 ... 5

Cultura Norte-Americana II ... 3 ... 2 ... 5

Opção de Área ou Disciplinar ... 3 ... 2 ... 5

Opção de Área ou Disciplinar ... 3 ... 2 ... 5

5.º semestre

Inglês V ... 4 ... 1,5 ... 5

Literatura Inglesa (Shakespeare) II ... 3 ... 2 ... 5

Cultura Inglesa/Norte-Americana III ... 3 ... 2 ... 5

Linguística Inglesa III ... 3 ... 2 ... 5

Seminário Anual na Literat./Cult./Linguística, à escolha do aluno ... 3 ... 1,5 ... 7,5

Opção de Área ou Disciplinar ... 3 ... 2 ... 5

6.º semestre

Inglês VI ... 4 ... 1,5 ... 5

Literatura Norte-Americana I ... 3 ... 2 ... 5

Linguística Inglesa IV ... 3 ... 2 ... 5

Cultura Inglesa/Norte-Americana IV ... 3 ... 2 ... 25

Seminário Anual na Literat./Cult./Linguística, à escolha do aluno ... 3 ... 1,5 ... 7,5

Opção de Área ou Disciplinar ... 3 ... 2 ... 5

7.º semestre

Inglês VII ... 4 ... 1,5 ... 5

Seminário Anual na Literat./Cult./Linguística, à escolha do aluno ... 3 ... 1,5 ... 7,5

Opção de Área ou Disciplinar ... 3 ... 2 ... 5

Opção de Área ou Disciplinar ... 3 ... 2 ... 5

Opção de Área ou Disciplinar ... 3 ... 2 ... 5

8.º semestre

Inglês VIII ... 4 ... 1,5 ... 5

Seminário Anual na Literat./Cult./Linguística, à escolha do aluno ... 3 ... 1,5 ... 7,5

Opção de Área ou Disciplinar ... 3 ... 2 ... 5

Opção de Área ou Disciplinar ... 3 ... 2 ... 5

Opção de Área ou Disciplinar ... 3 ... 2 ... 5

Opções de área a oferecer pelo GEAA:

Língua Inglesa:

Aspects of Contemporary Portugal and the United Kingdom;

Discourse Analysis;

English for Business;

European Studies;

History of the English Language;

Reading the Media;

Rhetoric;

The Future of English;

Translation;

Literatura e Cultura/Estudos Culturais:

Estudos Anglo-Irlandeses;

Estudos Canadianos;

Estudos Inter-Americanos;

Estudos da Identidade;

Estudos Pós-Coloniais;

Estudos sobre as Mulheres;

Literatura Afro-Americana;

Literatura Comparada;

Literaturas da Diáspora, do Exílio e da Imigração;

Literatura e Ciência;

Literatura de Viagens;

Literatura e Comunicação;

Shakespeare;

Poética e Escrita Criativa;

Tradução Literária;

Teoria da Literatura;

Cultura e Comunicação;

História da Arte Inglesa;

História Social da Produção Literária;

Cultura de Massas e Indústria da Cultura;

Sports Writing;

Versões Inglesas dos Clássicos;

Teoria da Cultura;

Linguística:

Literacy;

Language Contact and Language Change;

Discourse Analysis;

Pragmatics;

Linguistics and Education;

History of English;

Language, Social Life and Identities;

Language, Acquisition and Development;

Sociolinguistics;

Phonology;

Morphology.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2236137.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda