Louvor 567/2004. - Louvo o capitão de transmissões engenheiro (07092786) Hélder António Guerra de Sousa e Silva, pela forma extraordinariamente exemplar, notável, competente e dedicada como desempenhou durante os três últimos anos as funções de director de serviços do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).
Ao longo da sua alta missão de serviço público, o capitão Sousa e Silva creditou-se como um cidadão de excelente formação moral, de esmerada educação e grande nobreza de carácter. Estes atributos constituíram, em conjugação com a sua sobriedade de atitudes e o seu trato afável, a sincronia perfeita para a exemplar capacidade de relacionamento, o singular poder de comunicação e o entusiasmo com que sempre desenvolveu as suas relações sociais de trabalho, de amizade e de camaradagem.
As suas qualidades pessoais de inteligência, lucidez, ponderação e espírito de iniciativa foram a base da sua invulgar forma de servir, cuja inesgotável capacidade de trabalho e incondicional disponibilidade, aliadas às virtudes militares da lealdade, do sentido do dever e da disciplina, deram o sentido perfeito ao seu consistente e perseverante esforço pessoal de servir o SNBPC e, consequentemente, servir Portugal e os Portugueses.
Como responsável da área de telecomunicações e informática, foi o dinamizador da reestruturação, instalação, manutenção e licenciamento de toda a rede de telecomunicações de emergência da Protecção Civil Nacional, contribuindo de forma relevante para a melhoria do sistema de comando e controlo instalado, onde uma proficiência digna de registo traduziu-se inequivocamente num melhor e mais rápido socorro aos cidadãos.
Tendo desempenhado funções na área operacional, teve um papel ímpar no planeamento e conduta das operações tendentes a minimizar e mitigar o efeito devastador das cheias que assolaram o País no Inverno de 2002, sendo de inteira justiça salientar a sua contribuição para realização do plano de evacuação, alerta e aviso da barragem do Lapão, em Mortágua, quando esta se encontrava em risco de rotura iminente e estavam milhares de cidadãos em perigo, onde, uma vez mais, foram notadas as suas raras qualidades de abnegação, de coragem física e de um carácter firme que, aliadas às virtudes militares já enunciadas, são dignas de serem apontadas como exemplo.
O capitão Sousa e Silva desenvolveu também uma enorme actividade para garantir a segurança de todos os participantes no Campeonato da Europa de Futebol, que decorreu em Portugal entre 12 de Junho e 4 de Julho de 2004, traduzido na análise dos projectos, acompanhamento da construção e vistoria final das condições de segurança dos estádios, bem como na realização de inúmeros simulacros, destacando-se os relacionados com as comunicações de emergência, dentro e fora dos recintos. Nesta área é também digna de relevo a sua acção na elaboração do projecto de regulamento de segurança contra incêndios em edifícios.
Por último, considero relevante a sua actuação na estruturação, organização, execução e condução de diversos fóruns e seminários técnicos, de âmbito nacional e internacional, sempre pautados por um elevado nível das intervenções e onde o seu discernimento, clareza de opinião e superior conhecimento dos assuntos em questão foram determinantes para os excelentes resultados alcançados.
Pelo que fica expresso é muito grato ao Ministro da Administração interna louvar o capitão Sousa e Silva pela forma muito competente, exemplar, honesta, com elevado espírito de sacrifício e notável dedicação como exerceu as diversas funções que lhe foram cometidas no SNBPC e que levam a considerar os serviços prestados como extraordinários, relevantes e distintíssimos, deles resultando honra e lustre para a instituição militar e para o País.
14 de Julho de 2004. - O Ministro da Administração Interna, António Jorge de Figueiredo Lopes.