Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 13711/2004, de 12 de Julho

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 13 711/2004 (2.ª série). - Departamento Académico. - Sob proposta da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi, pela deliberação do senado n.º 1/2004, de 7 de Janeiro, aprovado o seguinte:

Licenciatura em Estudos Europeus

Objectivos e perfil da licenciatura. - A licenciatura visa a oferta de um programa interdisciplinar de Estudos Europeus que prepare os estudantes para pensar a Europa, fornecendo tanto instrumentos de reflexão teórica como um corpo substancial de conhecimentos relativos aos aspectos práticos associados aos diferentes vectores da chamada construção europeia. De facto, os Estudos Europeus exigem hoje, de forma cada vez mais insistente e até mesmo imperativa, uma abordagem teórica e prática de carácter multi e interdisciplinar - a única capaz de fazer inteira justiça à complexidade dos problemas envolvidos.

Deste modo, conjuga-se a formação de âmbito mais geral com a formação mais especializada, mas sempre com um objectivo multifocal proporcionado pelo contexto de transversalidade multidisciplinar. Assim se criarão condições adequadas não apenas para a aquisição de uma sólida competência na área específica dos Estudos Europeus mas também do desenvolvimento da capacidade de pensar os problemas de modo global e de exercer autonomia intelectual e espírito crítico, uma capacidade que não deixará de representar um capital precioso para a orientação dos futuros licenciados num mundo e num mercado de trabalho crescentemente complexos.

O plano de estudos apresentado organiza-se de acordo com a lógica a que se tem convencionado chamar de "banda larga". Assim, os quatro semestres do tronco comum visam a aquisição de um conhecimento alargado, abrangente, propedêutico, a aprofundar nos quatro semestres subsequentes. A opção por uma de duas áreas - Política e Sociedade ou Cultura e Sociedade - proporcionada à entrada do 5.º semestre tem por objectivo uma primeira orientação específica, de acordo com os interesses ou o perfil de cada aluno, mas não se traduz numa especialização, que seria, nesta fase, prematura. De facto, as duas áreas não são estanques entre si, mas partilham um conjunto de disciplinas nucleares, o que permite preservar a essencial unidade da licenciatura e o objectivo de uma formação tanto quanto possível abrangente, ficando a especialização no sentido próprio reservada para o patamar dos estudos pós-graduados.

Para garantir uma distribuição adequada, nenhuma das duas áreas poderá receber mais de 60% do total dos alunos inscritos.

Enquadrada no âmbito de uma faculdade de letras, a licenciatura em Estudos Europeus mobiliza o conjunto dos saberes humanísticos para o seu plano de formação, privilegiando, como é próprio desses saberes, uma dimensão reflexiva e auto-reflexiva.

Os desafios com que os futuros licenciados se confrontarão na sua carreira profissional são, assim, preparados através do proporcionar de instrumentos para o conhecimento, a compreensão e análise crítica, única forma de ir ao encontro das necessidades, em permanente evolução, do mercado de trabalho actual.

De facto, a Europa na qual os nossos alunos trabalharão no futuro será já diferente, em vários aspectos, da Europa que nós podemos ensinar-lhes hoje. Num período de mudança rápida e de incerteza crescente sobre as estruturas tradicionais, tornar-se-á, por certo, mais importante equacionar e analisar questões do que ter "boas" respostas. Tal só será possível através de uma sólida interacção entre as diferentes áreas das humanidades, mas também de um diálogo intenso com outras áreas do saber como, por exemplo: a Antropologia, a Economia, o Direito e as Ciências Sociais. A licenciatura proposta transcende, assim, o quadro da actual organização interna da Faculdade de Letras e projecta-se para além dela, aspirando a preencher uma lacuna há muito sentida e a ocupar um lugar de grande centralidade na actual oferta curricular da Universidade de Coimbra.

Saídas profissionais. - Hoje são diversificadas e múltiplas as saídas profissionais que se abrem aos diplomados em Estudos Europeus. As opções são variadas no âmbito da docência e da investigação: sobre a Europa, sobre a união europeia, sobre cidadania e direitos humanos, sobre relações e organizações internacionais, sobre informação e comunicação, sobre a geografia europeia, as migrações, os movimentos sociais, o ambiente, o multilinguismo e multiculturalismo, as políticas económicas, a Europa nos sistemas mundiais ..., no ensino básico e secundário.

Destina-se igualmente à formação de funcionários e técnicos especializados em questões comunitárias para os quadros das instituições europeias, das instituições e organismos internacionais, das instituições governamentais - ministérios, embaixadas, consulados, para os quadros do sector privado e da Administração Pública; para os quadros das autarquias, da comunicação social.

Pretende-se também que esta licenciatura prepare assessores e conselheiros culturais de empresas públicas e privadas, consultores e gestores culturais e profissionais da carreira diplomática.

Destina-se ainda a diversos sectores profissionais interessados numa segunda licenciatura: estudantes universitários em geral, jornalistas, economistas, juristas, educadores, entre outros.

Organização dos planos de estudos:

1 - Aspectos gerais - apresentam-se a seguir os planos de estudos aprovados:

Tronco comum + áreas de especialidade - 85 unidades de crédito; 240 ECTS;

Número de vagas - 50;

Requisitos de ingresso - aprovação numa das seguintes disciplinas: Português ou História ou Filosofia.

A organização do curso será semestral.

2 - Tronco comum:

2.1 - Plano de estudos:

... UC ... ECTS

1.º ano

1.º semestre:

Geografia da Europa I: Espaço Físico ... 2 ... 5

História da Europa Contemporânea ... 2 ... 5

Relações Internacionais ... 2 ... 5

Língua Estrangeira A I ... 2 ... 5

Língua Estrangeira B I ... 2 ... 5

Opção transversal ... 2 ... 5

Total ... 12 ... 30

2.º semestre:

Geografia da Europa II: População e Território ... 2 ... 5

Europa: Culturas e Identidades ... 2 ... 5

Relações Económicas Contemporâneas ... 2 ... 5

Língua Estrangeira A II ... 2 ... 5

Língua Estrangeira B II ... 2 ... 5

Opção disciplinar ... 2 ... 5

Total ... 12 ... 30

2.º ano

1.º semestre:

História de Portugal Contemporâneo ... 2 ... 5

História da Unificação Europeia: a Ideia de Europa ... 2 ... 5

Introdução à Ciência Política ... 2 ... 5

Língua Estrangeira A III ... 2 ... 5

Língua Estrangeira B III ou C I ... 2 ... 5

Opção transversal ... 2 ... 5

Total ... 12 ... 30

2.º semestre:

A Europa e os Processos de Globalização ... 2 ... 5

História da Unificação Europeia: a Integração Europeia ... 2 ... 5

Matrizes Clássicas da Cultura Europeia ... 2 ... 5

Língua Estrangeira A IV ... 2 ... 5

Língua Estrangeira B IV ou C II ... 2 ... 5

Opção disciplinar ... 2 ... 5

Total ... 12 ... 30

Total geral ... 48 ... 120

Línguas estrangeiras - a escolher entre as que são oferecidas aos alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Opções transversais - entendem-se como cadeiras propedêuticas, de temática não especializada e de âmbito lato e potencialmente interdisciplinar, cujas matérias deverão ser relevantes para o progresso curricular dos alunos. A sua concepção radica no pressuposto de que veicularão um saber fundador relevante para todos os alunos de uma faculdade de letras, independentemente da sua área disciplinar, e de que desenvolverão no aluno competências chave essenciais a qualquer licenciatura no âmbito das humanidades. Serão comuns a toda a Faculdade de Letras, a escolher entre um leque limitado de opções anualmente definido.

Opções disciplinares - dizem respeito à área de formação, num sentido amplo. O seu elenco deverá ser definido anualmente.

3 - Área de Política e Sociedade.

3.1 - Plano de estudos:

... UCECTS

3.º ano

1.º semestre:

Matrizes da Modernidade na Cultura Europeia ... 2 ... 6

Crises Históricas do Século XX ... 2 ... 6

Ciência Política ... 2 ... 6

Cidadania e Direitos Humanos ... 2 ... 6

Opção livre ... 2 ... 6

Total ... 10 ... 30

2.º semestre:

Europa e os Media ... 2 ... 6

Diversidade Linguística na Europa ... 2 ... 6

Ética e Filosofia Política Europeias ... 2 ... 6

Organizações Internacionais ... 2 ... 6

Opção disciplinar ... 2 ... 6

Total ... 10 ... 30

4.º ano

1.º semestre:

Organização Política e Regional da Europa ... 2 ... 6

Dinâmicas de Desenvolvimento e Mudanças Sociais ... 2 ... 6

Ética e Fundamentos do Direito ... 2 ... 6

Seminário I ... 1,5 ... 9

Opção livre ... 2 ... 6

Total ... 9,5 ... 33

2.º semestre:

Políticas da Comunicação e Informação na Europa ... 2 ... 6

Pensar a Europa ... 2 ... 6

Seminário II ... 1,5 ... 9

Opção disciplinar ... 2 ... 6

Total ... 7,5 ... 27

Total geral ... 37 ... 120

Opções livres - a escolher entre as disciplinas oferecidas pela Faculdade de Letras e outras faculdades.

Opções disciplinares - dizem respeito à área de formação, num sentido amplo. O seu elenco deverá ser definido anualmente.

4 - Área de Cultura e Sociedade:

4.1 - Plano de estudos:

... UCECTS

3.º ano

1.º semestre:

Matrizes da Modernidade na Cultura Europeia ... 2 ... 6

Dinâmicas das Religiões na Europa ... 2 ... 6

Correntes Artísticas e Literárias na Europa ... 2 ... 6

Cidadania e Direitos Humanos ... 2 ... 6

Opção livre ... 2 ... 6

Total ... 10 ... 30

2.º semestre:

Europa e os Media ... 2 ... 6

Diversidade Linguística na Europa ... 2 ... 6

Ética e Filosofia Política Europeias ... 2 ... 6

Arte, Património, Identidades ... 2 ... 6

Opção disciplinar ... 2 ... 6

Total ... 10 ... 30

4.º ano

1.º semestre:

Cultura Portuguesa Contemporânea ... 2 ... 6

Imaginário Literário Europeu ... 2 ... 6

A Educação na Europa ... 2 ... 6

Seminário I ... 1,5 ... 9

Opção livre ... 2 ... 6

Total ... 9,5 ... 33

2.º semestre:

Políticas da Comunicação e Informação na Europa ... 2 ... 6

Pensar a Europa ... 2 ... 6

Seminário II ... 1,5 ... 9

Opção disciplinar ... 2 ... 6

Total ... 7,5 ... 27

Total geral ... 37 ... 120

Opções livres - a escolher entre as disciplinas oferecidas pela Faculdade de Letras e outras faculdades.

Opções disciplinares - dizem respeito à área de formação, num sentido amplo. O seu elenco deverá ser definido anualmente.

21 de Junho de 2004. - O Reitor, Fernando Seabra Santos.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2228798.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda