Louvor 168/2004. - Entendo prestar público louvor à Dr.ª Ana Maria Alves Vieira, que faleceu recentemente em Bruxelas, com 44 anos.
Ana Maria Alves Vieira detinha o cargo de administradora no Serviço Jurídico da Comissão Europeia, tendo anteriormente trabalhado no Departamento de Investigação e Documentação do Tribunal de Justiça, no Luxemburgo.
O trabalho que, ao longo de mais de 20 anos, exerceu junto das instituições da União Europeia, quer no Tribunal de Justiça quer na Comissão Europeia, são testemunho da sua enorme competência, extraordinária capacidade de trabalho e dedicação na defesa da legalidade, tendo acompanhado centenas de assuntos na área do direito comunitário.
A avaliação que a Comissão Europeia faz sobre esta sua funcionária caracteriza-a como exemplar, corajosa, lutadora, criativa, com qualidades profissionais e pessoais notáveis, pois associava uma grande inteligência a sentimentos de grande generosidade e de solidariedade. Possuía um natural sentido de justiça e de serviço, o que a tornava uma funcionária competente e respeitada. Deixa nos departamentos em que trabalhou uma imagem que nos honra a todos e que motiva uma grande admiração.
Cabe-me, neste louvor, com o maior respeito e apreço, agradecer a Ana Maria Alves Vieira todos os serviços prestados à União Europeia e a Portugal.
18 de Maio de 2004. - O Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Carlos Henrique da Costa Neves.