A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho DD4331, de 5 de Julho

Partilhar:

Sumário

Determina que os organismos de coordenação económica não poderão celebrar quaisquer contratos de importação de bens alimentares, sem o prévio acordo do Banco de Portugal.

Texto do documento

Despacho

O deficit da balança comercial tem atingido nos últimos tempos uma expressão preocupante, a exigir a adopção de medidas urgentes e drásticas.

O conjunto das importações de natureza alimentar básica, que absorvem, só por si, cerca de 45% do valor total das mercadorias exportadas, muito contribui para esta situação, que não pode ser colmatada com o resultado de outros fluxos monetários, dada a sua rigidez na presente conjuntura.

Verifica-se, entretanto, que alguns organismos de coordenação económica a quem compete licenciar as importações de produtos alimentares, dentro do esquema de previsão de consumos que oportunamente apresentaram e foi objecto de aprovação em Conselho de Ministros, têm, contudo, vindo a assumir compromissos que ultrapassam os valores orçamentados.

Nestas circunstâncias, e com o objectivo de atingir a mais adequada e racional utilização de recursos financeiros externos, determina-se que os organismos de coordenação económica não poderão celebrar quaisquer contratos de importação de bens alimentares, ainda que dentro dos valores orçamentados, sem o prévio acordo do Banco de Portugal, a quem compete providenciar quanto à disponibilidade dos meios de pagamento sobre o exterior para fazer face aos respectivos compromissos.

Ministérios das Finanças e do Comércio Interno, 11 de Junho de 1976. - O Secretário de Estado do Tesouro, Artur Eduardo Brochado dos Santos Silva. - O Secretário de Estado do Comércio Alimentar, Mário Martins Baptista.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1976/07/05/plain-221482.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/221482.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda