Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho DD4331, de 5 de Julho

Partilhar:

Sumário

Determina que os organismos de coordenação económica não poderão celebrar quaisquer contratos de importação de bens alimentares, sem o prévio acordo do Banco de Portugal.

Texto do documento

Despacho

O deficit da balança comercial tem atingido nos últimos tempos uma expressão preocupante, a exigir a adopção de medidas urgentes e drásticas.

O conjunto das importações de natureza alimentar básica, que absorvem, só por si, cerca de 45% do valor total das mercadorias exportadas, muito contribui para esta situação, que não pode ser colmatada com o resultado de outros fluxos monetários, dada a sua rigidez na presente conjuntura.

Verifica-se, entretanto, que alguns organismos de coordenação económica a quem compete licenciar as importações de produtos alimentares, dentro do esquema de previsão de consumos que oportunamente apresentaram e foi objecto de aprovação em Conselho de Ministros, têm, contudo, vindo a assumir compromissos que ultrapassam os valores orçamentados.

Nestas circunstâncias, e com o objectivo de atingir a mais adequada e racional utilização de recursos financeiros externos, determina-se que os organismos de coordenação económica não poderão celebrar quaisquer contratos de importação de bens alimentares, ainda que dentro dos valores orçamentados, sem o prévio acordo do Banco de Portugal, a quem compete providenciar quanto à disponibilidade dos meios de pagamento sobre o exterior para fazer face aos respectivos compromissos.

Ministérios das Finanças e do Comércio Interno, 11 de Junho de 1976. - O Secretário de Estado do Tesouro, Artur Eduardo Brochado dos Santos Silva. - O Secretário de Estado do Comércio Alimentar, Mário Martins Baptista.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1976/07/05/plain-221482.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/221482.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda