Louvor 48/2004. - Avoco, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 8.º do RDM, o louvor concedido ao capitão-de-mar-e-guerra, NII 49265, Norberto Saturnino Cordeiro Ventura pelo chefe da Divisão de Recursos e que seguidamente se transcreve:
"Louvo o capitão-de-mar-e-guerra Norberto Saturnino Cordeiro Ventura, no culminar de uma carreira de cerca de 39 anos de relevantes serviços, em que nos 3 últimos anos, neste Estado-Maior-General das Forças Armadas, mais uma vez confirmou as suas excelentes qualidades pessoais, integridade de carácter, rigor e competência profissional, sobejamente demonstrados no desempenho das funções de chefe da Repartição de Estudos Gerais da Divisão de Recursos.
O CMG Ventura soube sempre, de forma esclarecida e serena, avaliar e propor soluções consensuais para as diferentes matérias que teve a seu cargo, parte significativa das quais destinadas à apreciação do Conselho de Chefes de Estado-Maior, com especial destaque, pela sua delicadeza e complexidade, para as mais recentes alterações ao EMFAR e as propostas para a concretização do curso de estado-maior-conjunto. Em todas as tarefas que teve a seu cargo, revelou grande facilidade nas relações humanas e especial aptidão para o trabalho em equipa, coordenando de forma exemplar os assuntos que envolviam outras repartições na partilha do esforço da sua Divisão, dando assim um contributo de inestimável valia para o cumprimento dos objectivos previamente determinados.
Oficial para o qual o cultivo do dever militar sempre constituiu uma exigência, discreto mas eficaz, praticando no mais elevado grau as virtudes militares, de fino trato com todos os que consigo privaram, é gratificante e de inteira justiça, na circunstância em que se verifica a sua passagem para a situação de reserva, deixar expresso o reconhecimento que lhe é devido pelo sucesso de uma carreira empenhadamente dedicada a bem servir, devendo os serviços por si prestados, que contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas, ser classificados como relevantes e de elevado mérito.
19 de Janeiro de 2004. - O Chefe da Divisão, Norberto Crisante de Sousa Bernardes, major-general."
5 de Fevereiro de 2004. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.