Louvor 45/2004. - Louvo o tenente-coronel de infantaria NIM 00622082, José Carlos de Abreu Bastos, pelo elevado empenho e relevantes qualidades pessoais demonstrados ao longo dos quase cinco anos em que serviu na Divisão de Informações Militares do Estado-Maior-General das Forças Armadas, inicialmente como analista e, posteriormente, como chefe de área de Informaçoes Estratégicas.
Nestas funções evidenciou grande entusiasmo, dedicação e disponibilidade, que muito contribuíram para o alto rendimento obtido na execução das tarefas em que se empenhou. Oficial com elevada capacidade de trabalho, determinação, força de vontade e reconhecida competência, consubstanciadas na excelente qualidade do serviço que desenvolveu no âmbito dos relatórios estratégicos e de área, nas apresentações de situação e nas reuniões em que participou com organizações nacionais e estrangeiras congéneres. Justifica-se, ainda, mencionar as referências elogiosas recebidas aquando da sua participação como chairman na reunião NATO para elaboração das listas de forças em 1998 e no desempenho das funções de Oficial de Ligação na reunião dos Chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas da comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa em 2000. Militar íntegro, sensato, extrovertido, polarizador de vontades, sempre cultivou um fácil relacionamento pessoal que muito contribuiu para um bom ambiente de trabalho na Divisão. Pelas suas qualidades morais e militares, com destaque para a prática em elevado grau das virtudes da lealdade e da honra, pelo salutar espírito de obediência, associado à elevada competência profissional patenteada no trabalho desenvolvido no Estado-Maior-General, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal, classifico os serviços prestados pelo tenente-coronel Abreu Bastos como extraordinários, relevantes e distintos.
11 de Abril de 2003. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.