Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 3308/2004, de 14 de Fevereiro

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 3308/2004 (2.ª série). - Por despacho de 27 de Janeiro de 2004 do presidente do conselho directivo da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, proferido por delegação de competências (despacho 12 496/2003, Diário da República, 2.ª série, n.º 148, de 30 de Junho de 2003):

Victor José Lopes Rodrigues, professor associado de nomeação provisória do quadro da Faculdade de Medicina desta Universidade - nomeado definitivamente na mesma categoria, com efeitos a partir do dia imediato ao do termo da nomeação anterior. (Não carece de verificação prévia do Tribunal de Contas.)

Relatório de nomeação definitiva como professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra do Doutor Victor José Lopes Rodrigues.

O Doutor Vítor José Lopes Rodrigues tem assumido responsabilidades como regente das disciplinas de Sociologia Médica, Economia e Gestão dos Recursos da Saúde e Vertente Comunitária de Propedêutica Médica. É responsável pelo seminário de 6.º ano da licenciatura em Medicina sobre "Tabagismo e problemas ligados ao consumo de tabaco". No tocante à pós-graduação, participou e participa como regente e colaborador de disciplinas em cursos de pós-graduação das Faculdades de Medicina de Coimbra, de Lisboa e do Porto e do ICBAS, além de actividades formativas em outras escolas da área da saúde. Fez parte da comissão de acompanhamento da reforma do ensino médico da Faculdade de Medicina de Coimbra e é actualmente membro da comissão do 6.º ano médico (Saúde Pública). A nível científico realizou 35 comunicações e conferências, nomeadamente nas áreas do cancro da mama e métodos epidemiológicos. Publicou oito artigos, dos quais um como primeiro autor, em diferentes áreas: gastrenterologia, infecciologia, oncologia e ensino médico. Participou em cinco comunicações (publicadas) como co-autor. Participou em duas reuniões de consenso sobre cancro da mama e publicou dois artigos em revistas de divulgação médica sobre cancro. Provas académicas - participou em 34 provas académicas de mestrado em diferentes universidades; orientou 10 teses de dissertação de mestrado, sendo orientador de duas dissertações de doutoramento. Outras actividades - director do programa de rastreio do cancro da mama; coordenador nacional dos programas de rastreio de cancro da mama da Liga Portuguesa contra o Cancro; consultor na área do cancro da Região Autónoma dos Açores; membro da comissão oncológica dos HUC e de comissão organizadora de congressos e reuniões; consultor científico de várias sociedades; presidente da Associação Portuguesa de Epidemiologia, membro da direcção da Liga Portuguesa contra o Cancro; representante português do International Breast Cancer Screening Network e membro do EuroChip.

Face ao exposto, o plenário de professores catedráticos do conselho científico da FMUC, reunido em 23 de Dezembro de 2003, considerando o perfil pedagógico/científico, bem como as qualidades profissionais e humanas do Doutor Vítor José Lopes Rodrigues aprovou, por unanimidade, a sua nomeação definitiva como professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Por despacho de 27 de Janeiro de 2004 do presidente do conselho directivo da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, proferido por delegação de competências (despacho 12 496/2003, Diário da República, 2.ª série, n.º 148, de 30 de Junho de 2003):

Doutor João Manuel Carvalho Pedroso de Lima, professor auxiliar convidado a 30% da Faculdade de Medicina - reconduzido por um quinquénio, com efeitos a partir de 30 de Outubro de 2003. (Não carece de verificação prévia do Tribunal de Contas.)

Relatório com vista à recondução como professor auxiliar convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra do Doutor José Joaquim Sousa Barros.

O Doutor João Manuel Carvalho Pedroso de Lima iniciou a sua actividade docente como monitor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, quando ainda aluno do curso de Medicina. Após a licenciatura, iniciou a carreira hospitalar, fazendo o internato complementar em Medicina Nuclear, que concluiu em 1987. Durante esse período, foi assistente de Bioquímica. Desde que concluiu a especialidade em Medicina Nuclear, tem sido sempre docente convidado de Imagiologia, onde a Medicina Nuclear se integra; primeiro como assistente convidado e depois, após a obtenção do grau de doutor em Medicina (1998), como professor auxiliar convidado. Colabora no ensino teórico-prático da cadeira de Imagiologia (3.º ano do curso de Medicina), estando a seu cargo a componente de Medicina Nuclear. A carreira académica foi realizada em paralelo com o desenvolvimento da carreira hospitalar, onde atingiu o topo em 1997, com a categoria de chefe de serviço de medicina nuclear. Desde 1992, exerce as funções de director do serviço de medicina nuclear dos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde é responsável pelo programa de formação do internato complementar em Medicina Nuclear. No desempenho destas funções, como director do serviço de medicina nuclear, o Doutor João Manuel Pedroso de Lima revelou todo o seu empenho e profissionalismo, criando um serviço de grande qualidade, exercendo a sua actividade a um nível idêntico a qualquer centro europeu de referência. É coordenador em Portugal da European School of Nuclear Medicine. Está envolvido em vários projectos de investigação, dos quais três financiados pelo Ministério da Saúde, realizados em colaboração com serviços dos HUC. Apresentou como publicações, de 1998 a 2003, quatro artigos em revistas indexadas. Escreveu dois capítulos em dois livros: Imagiologia Básica Texto e Atlas e Imagiologia Clínica - Princípios e Técnicas. Apresenta uma lista numerosa de resumos correspondentes a apresentações orais ou posters em congressos nacionais e internacionais. O candidato foi membro de júri em 3 provas de doutoramento, 1 prova de mestrado e 10 provas de avaliação e concursos médicos da carreira hospitalar. É membro do comité redactorial da Revista Espanhola de Medicina Nuclear e presidente da Comissão de Ética para a Saúde dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Pelos factos acima referidos, o conselho científico da Faculdade de Medicina, reunido em 13 de Novembro de 2003, considerando o perfil científico/pedagógico e profissional de elevado mérito do candidato, bem como suas qualidades humanas, aprovou, por unanimidade, a sua recondução, por mais um quinquénio, como professor auxiliar convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

26 de Janeiro de 2004. - A Directora de Administração, Célia Maria Ferreira Tavares Cravo.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2189499.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda