A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 183/77, de 23 de Julho

Partilhar:

Sumário

Estabelece medidas de apoio a cidadãos nacionais vindos das ex-colónias.

Texto do documento

Resolução 183/77

Havendo toda a conveniência em que a aplicação das medidas de apoio aos cidadãos nacionais que ainda regressam ou vêm das ex-colónias para Portugal decorra de forma coordenada e eficaz;

Considerando que entre aqueles cidadãos se encontram funcionários e outros agentes do Estado, bem como cooperantes dos novos países, em relação aos quais o Governo Português assumiu responsabilidades:

O Conselho de Ministros, reunido em 22 de Junho de 1977, resolveu:

1 - Nos termos do artigo 1.º, n.º 3, do Decreto-Lei 209/77, de 26 de Maio, não são considerados desalojados os funcionários e agentes do Estado ou demais entidades públicas, nem os cooperantes, quer sejam ou não funcionários, que tenham vindo ou venham das ex-colónias depois de 30 de Novembro de 1976.

2 - A Secretaria de Estado da Integração Administrativa prestará apoio aos funcionários e agentes do Estado ou demais entidades públicas, quer sejam ou não cooperantes.

3 - O titular da Secretaria de Estado referida no número anterior estabelecerá, por despacho, as formas de apoio ao acolhimento e à integração dos cidadãos referidos, nos termos da legislação aplicável e dos compromissos assumidos pelo Governo Português, propondo, para tanto, se necessário, ao Conselho de Ministros as medidas legislativas convenientes, no prazo de quinze dias, a contar da publicação da presente resolução.

4 - Tendo em conta o número de pessoas a acolher, e para melhor concretização do apoio a prestar, poderá o Comissariado para os Desalojados solicitar àquela Secretaria de Estado a presença de funcionários seus nos postos de acolhimento.

5 - a) Só em casos de manifesta situação de carência e pelo tempo minimamente indispensável poderá o Comissariado para os Desalojados prestar apoio aos cidadãos de que trata a presente resolução.

b) Os encargos financeiros resultantes da intervenção excepcional a que se refere o n.º 1 serão suportados pelos orçamentos da Secretaria de Estado da Integração Administrativa.

Presidência do Conselho de Ministros, 22 de Junho de 1977. - O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1977/07/23/plain-218750.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/218750.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-05-26 - Decreto-Lei 209/77 - Presidência do Conselho de Ministros - Comissariado para os Desalojados

    Procede à clarificação do conceito de desalojado e da situação de carência e estabelece orientações quanto a prestações específicas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda