Louvor 16/2004 - AP. - Na ocasião em que cessa funções como director da delegação no Porto do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, quero expressar ao Professor João Manuel da Costa Amado a minha gratidão por toda a leal e incansável colaboração que me prestou entre 2000 e 2003 e louvá-lo pelos resultados obtidos.
De facto, durante a sua comissão de serviço, dedicou o seu grande entusiasmo e energia à melhoria das condições de trabalho e organizacionais de todos quantos laboram nos vários centros e serviços de apoio da Delegação. Neste âmbito, cumpre destacar a obtenção de um financiamento Saúde XXI para a requalificação global do edifício central, bem como a efectiva reinstalação em boas condições dos Centros de Biopatologia, de Saúde Ambiental e Ocupacional e de Tuberculose e Microbactérias.
Inspirando-se no pensamento e na acção dos fundadores do Instituto (Ricardo Jorge) e da Delegação (Gonçalves Ferreira), norteou a sua intervenção pela promoção intransigente de uma saúde pública baseada na prova científica, para a qual procurou mobilizar e fazer convergir as contribuições específicas de todos os profissionais que servem no Instituto para a melhoria do bem-estar comunitário.
No momento da despedida, saúdo no Professor João Amado o médico e o pedagogo, mas sobretudo o homem sensível e amigo a quem auguro os maiores sucessos na fase da sua carreia que agora se inicia.
2 de Dezembro de 2003. - O Director, João Lavinha.