Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1228/2015, de 1 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louvo o Capitão-de-fragata, NII 32284, Manuel Amaral Mota

Texto do documento

Louvor 1228/2015

Louvo o Capitão-de-fragata, NII 32284, Manuel Amaral Mota, pela forma honrosa e empenhada como desempenhou as exigentes funções de "Assistant Chief of Staff Logistics (J4)" no Quartel-General da Naval Striking and Support Forces NATO-STRIKFORNATO (SFN), no perío-do compreendido entre 12 de maio de 2012 e 31 de julho de 2015.

Tendo-se apresentado na STRIKFORNATO para o exercício do cargo de "Maritime Logistcs Planner" aquando da transferência deste Comando para Portugal, foi desde logo chamado a também desempenhar as funções de Chefe da Divisão de Logística, desafio que abraçou com entusiasmo e elevada competência. Afirmou-se como um sólido ativo da SFN, assegurando eficazmente o apoio logístico necessário ao normal funcionamento deste HQ e simultaneamente, exercendo as funções de "Lead Logistic Planner", tendo a sua ação muito contribuído para a afirmação deste Comando no seio da OTAN.

A sua marca de excelência ficou desde logo bem patente no decurso do processo de instalação da SFN em Oeiras, no qual a sua ação em estreita coordenação com o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) e outras entidades, foi decisiva para uma rápida e eficaz consecução dos trabalhos de remodelação e adequação das instalações do TAF aos requisitos da STRIKFORNATO, contribuindo assim para que este fosse o primeiro comando da "NATO Force Structure" a ser considerado "Fully Operational Capable" após a reestruturação resultante da Cimeira de Lisboa de 2011.

No âmbito da preparação da STRIKFORNATO como "Joint Headquarters Maritime Expeditionary (JHQ M/E)", o Capitão-de-fragata Amaral Mota desenvolveu uma série de iniciativas atinentes a preparar a sua Divisão para esta nova missão. Tais iniciativas compreenderam a conceção e implementação de uma nova estrutura da J4, dotando-a com os recursos humanos e valências necessárias à natureza conjunta da nova missão; o desenvolvimento de um novo quadro doutrinário da J4, através da feitura de novas "Standing Operations Instructions", destinados a fixar os procedimentos logísticos conjuntos inerentes à nova missão; e a conceção e desenvolvimento de um novo plano destinado à rápida projeção da SFN (Moving Star), de harmonia com a prontidão permanentemente atribuída.

Como corolário da preparação da SFN para as missões JHQ M/E, concebeu e desenvolveu um novo conceito logístico "Maritime Expeditionary", que foi implementado pelo comando da SFN, e posteriormente testado durante o "Exercício Trident Jaguar 2014", com excelentes resultados, e considerado como Best Practise, desta forma contribuído decisivamente para o excelente desempenho conseguido pela STRIKFORNATO.

Exerceu com mestria as funções de "Logistic Lead Planner" dos exercícios "Trident Jaguar 2014" e "BALTOPS 2015", tendo ainda participado, enquanto planeador ou Oficial de logística, em diversos outros exercícios, casos do "Bold Step 2013", "Bold Aligator 2014" e "Trident Juncture 2015", onde pôs em prática o seu vasto acervo de conhecimentos da logística OTAN. A reconhecida competência técnica, vasto conhecimento e experiência acumulada ao longo da sua comissão na SFN, foram também razão bastante para a participação do capitão-de-fragata Amaral Mota em diversos seminários e conferências do foro logístico, incluindo ações de formação na NATO School Oberammergau na qualidade de convidado. Para além do excelente desempenho, reconhecida competência e profissionalismo, já objeto de públicos louvores pelo comandante da STRIKFORNATO, soube criar e manter um excelente relacionamento com todos quantos com ele privaram em ambiente internacional, transmitindo deste modo uma excelente imagem de Portugal e das Forças Armadas.

Face ao exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o capitão-de-fragata Amaral Mota, que sempre pautou a sua atuação ao longo da comissão que agora terminou, pela afirmação constante de elevados dotes profissionais e de caráter, devendo os serviços por si prestados ser considerados extraordinários, relevantes e distintos, deles resultando honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

21 de setembro de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

209126492

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2159715.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda