Louvor 550/2003. - Louvo o major-general José Domingos Canatário Serafim pela elevada dedicação, profissionalismo e inteira disponibilidade patenteados ao longo dos últimos três anos e meio no Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Dotado de grande capacidade de organização e de trabalho, tem conseguido, mercê do seu exemplo e liderança, dinamizar e estimular vontades, congregando militares e funcionários civis da Divisão de Recursos para a realização das múltiplas e diversificadas tarefas cometidas àquele órgão. A sua postura sóbria e de reconhecida afabilidade, aliada a uma abordagem lúcida, equilibrada e isenta dos assuntos, muito contribuíram para a qualidade dos inúmeros estudos que coordenou, alguns deles analisados em conselho de Chefes de Estado-Maior, bem como para a elaboração de bem estruturadas propostas e pareceres no domínio dos recursos humanos e financeiros e do material.
A sua permanente disponibilidade e marcado sentido do dever foram decisivos para os resultados alcançados pela Divisão, não obstante o elevado número de processos que lhe têm vindo a ser cometidos. Revelou ainda assinalável ponderação, serenidade e sensatez na preparação, apoio e recepção aos militares e funcionários civis nomeados para serviço no estrangeiro, resolvendo todas as dificuldades que surgiram neste âmbito.
Muito correcto e leal, possuidor de sólida formação militar, espírito de iniciativa e notável capacidade de relacionamento humano e profissional, colaborou com diversas entidades exteriores ao Estado-Maior-General de forma exemplar e em moldes que invariavelmente mereceram referências altamente elogiosas.
Pela excelência das acções empreendidas, pelo destacado sentido do dever militar e pelo culto da camaradagem que transparece no seu comportamento quotidiano, grangeou o respeito e consideração de todos aqueles que com ele lidam, merecendo ser distinguido com público louvor, devendo os serviços por si prestados ser considerados relevantes, extraordinários e distintos.
16 de Setembro de 2003. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.