Louvor 549/2003. - Louvo o tenente-general Manuel Bação da Costa Lemos pela forma altamente competente, de grande profissionalismo e extraordinária dedicação como desempenhou o cargo de adjunto do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas para o planeamento.
Oficial com sólida formação militar, vincada personalidade e firmeza de carácter, cultivando em elevado grau as virtudes de lealdade, sentido do dever e espírito de missão, alia a essas qualidades uma inteligência arguta, uma elevada cultura militar diversificada e imaginativa, além de uma elevada preparação técnica profissional.
No desempenho das funções inerentes ao seu cargo, o tenente-general Bação da Costa Lemos desenvolveu uma acção de planeamento constante e com alto sentido de oportunidade. Responsável pelo estado-maior-coordenador conjunto, prestou apoio significativo ao exercício do comando operacional das Forças Armadas Portuguesas pelo Chefe do Estado-Maior-General nas áreas muito importantes do planeamento estratégico-militar, das comunicações e sistemas de informação, bem como nas dos recursos de pessoal, logística e finanças directamente relacionados com o emprego operacional das Forças Armadas. Tendo tido, ainda, a seu cargo a direcção dos órgãos de apoio geral, demonstrou ser um chefe eficaz, com manifesta capacidade de decisão, isenta, plena de bom senso e, não obstante tratar-se de uma área muito sensível, sempre com respeito pelos interesses em presença e pelos mais estritos critérios de legalidade.
Reconhecido por todos com os quais trabalhou como chefe, prestigiado pelas suas superiores qualidades profissionais e pessoais, assumindo em plenitude as responsabilidades decorrentes do muito exigente cargo que exerceu com brilho e com indiscutível mérito, é da maior justiça e oportunidade, no momento em que cessa a sua comissão no Estado-Maior-General das Forças Armadas, por ter sido designado para o exercício de elevadas funções no seu ramo, conceder ao tenente-general Bação da Costa Lemos este público louvor, considerando os serviços por ele prestados como distintíssimos e relevantes.
16 de Setembro de 2003. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.