Louvor 548/2003. - No momento em que, por transitar para a situação de reserva, deixa o cargo de meu assessor pessoal para a área administrativo-financeira, louvo o capitão-de-mar-e-guerra Carlos Eduardo Teixeira Guerra pela forma notável como desempenhou aquelas suas funções.
Não obstante o pouco tempo em que serviu no meu Gabinete, foi muito importante, se não decisivo, o apoio de estado-maior que me prestou na referida área, sobretudo no acompanhamento dos trabalhos preparatórios da revisão da Lei de Programação Militar, em particular na parte respeitante ao programa de comando e controlo do Estado-Maior-General das Forças Armadas, manifestando elevada competência profissional, grande lealdade e alto sentido das responsabilidades, características que muito contribuíram para o bom resultado dos trabalhos de que o encarreguei. Além disso e confirmando as excelentes qualidades que já lhe eram reconhecidas, evidenciou-se um oficial de vincada personalidade, de íntegro carácter e sólida formação moral, pondo sempre acima de interesses pessoais o cumprimento do dever e a defesa dos valores da instituição que serviu abnegadamente ao longo de uma brilhante carreira militar.
Por estas razões, considero o capitão-de-mar-e-guerra Teixeira Guerra credor deste público louvor, devendo os serviços por ele prestados ser qualificados como extraordinários, relevantes e muito distintos.
12 de Junho de 2003. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.