Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 19138/2003, de 6 de Outubro

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 19 138/2003 (2.ª série). - Por despacho de 18 de Setembro de 2003 do presidente do conselho directivo da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, proferido por delegação de competências (Diário da República, 2.ª série, n.º 148, de 30 de Junho de 2003):

Doutor José Joaquim de Sousa Barros, professor auxiliar convidado a 30% da Faculdade de Medicina - reconduzido por um quinquénio, com efeitos a 15 de Junho de 2003. (Não carece de verificação prévia do Tribunal de Contas.)

Relatório com vista à recondução como professor auxiliar convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra do Doutor José Joaquim Sousa Barros.

O Doutor José Joaquim de Sousa Barros licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra, no ano de 1979, com a classificação de 15 valores. Em 1975, ainda estudante, foi contratado como monitor na área da Citologia, Histologia e Embriologia, funções onde se manteve até Janeiro de 1986, quando iniciou o internato complementar de ginecologia e obstetrícia nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

É contratado em 1987 como assistente convidado da disciplina de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, actividade que exerce em acumulação com a actividade hospitalar na Maternidade Dr. Daniel de Matos, na área da obstetrícia. É neste contexto que, em 1997, defende a sua tese de doutoramento em Medicina, na especialidade de Ginecologia/Obstetrícia, realizando nesse âmbito um trabalho experimental de apreciável interesse e apresentando um trabalho complementar que indiciava claramente o seu interesse pela obstetrícia. Após a obtenção do grau de consultor de obstetrícia e ginecologia mantém-se como assistente graduado de obstetrícia. Realizadas as provas de doutoramento, foi contratado como professor auxiliar convidado da disciplina de Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Coimbra.

Nestas funções tem demonstrado competência, aptidão pedagógica e actualização, estando-lhe atribuídas responsabilidades pedagógicas, tanto na pré-graduação, como na pós-graduação. Propõe metodologias de ensino/aprendizagem adequadas e actualizadas e tem iniciativa em cursos de formação avançados e inovadores, designadamente no âmbito da gravidez e hipertensão arterial.

Na área investigacional, o Prof. Doutor José Barros tem cumprido etapas progressivas de concretização de projectos de exigência crescente. Faz parte do Centro de Investigação de Histofisiologia, Patologia Experimental e Biologia do Desenvolvimento, sendo responsável ou colaborador em cinco projectos quer de investigação fundamental, quer de aplicação clínica. Publicou diversos trabalhos científicos em revistas nacionais e estrangeiras, totalizando 11, dos quais se assinalam 9 como primeiro autor, 4 em revistas estrangeiras e merecendo especial destaque 4 trabalhos indexados na MEDLINE.

Proferiu 22 palestras, comunicações ou conferências em certames nacionais e estrangeiros.

Para além da actividade docente, em que não se pode deixar de realçar a colaboração prestada na área do estágio de Saúde Materna, frequentada pelos alunos do 6.º ano de Medicina, tem desempenhado tarefas assistenciais de reconhecido mérito na Maternidade Doutor Daniel de Matos, onde é responsável por consultas externas especializadas e onde também tem exercido funções regulares nas equipas de urgência que, por ocasiões diversas, tem chefiado.

Face ao exposto, tendo em consideração a competência científica e pedagógica, não só no domínio das ciências clínicas como também nas ciências médicas básicas do Prof. Doutor José Joaquim de Sousa Barros, a comissão coordenadora do conselho científico, reunida em 21 de Julho do corrente ano, deliberou por 12 votos a favor e 1 abstenção, aprovar a sua recondução por um quinquénio como professor auxiliar convidado de Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Coimbra.

A Vice-Presidente do Conselho Científico, Catarina Resende de Oliveira.

18 de Setembro de 2003. - A Directora de Administração, Célia Maria Ferreira Tavares Cravo.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2151861.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda