Resolução 322/77, de 26 de Dezembro
-
Corpo emitente:
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Primeiro-Ministro
-
Fonte: Diário da República n.º 297/1977, Série I de 1977-12-26.
-
Data:
1977-12-26
-
Secções desta página::
Adopta medidas relativas à formação da nova empresa ISU - Estabelecimentos de Saúde e Assistência, S. A. R. L., e Clínica de S. Bento.
Resolução 322/77
A ISU - Estabelecimentos de Saúde e Assistência, S. A. R. L., e a Clínica de S. Bento são empresas cujo capital social se encontra nas mãos do Estado, por força da nacionalização das Companhias de Seguros Império-Sagres-Universal, operada pelo
Decreto-Lei 135-A/75, de 15 de Março.
Pela resolução do Conselho de Ministros de 9 de Junho de 1976, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 153, de 2 de Julho do mesmo ano, foram nomeados gestores por parte do Estado para as referidas empresas.
Na sequência das medidas já tomadas, encontram-se agora reunidas as condições que possibilitam opções de fundo no tocante a estabelecimentos de saúde dependentes das companhias seguradoras.
O Conselho de Ministros, reunido em 30 de Novembro de 1977, resolveu:
Incumbir o Instituto Nacional de Seguros de, em articulação com o Ministério dos Assuntos Sociais, através da Direcção-Geral dos Hospitais, preparar, no prazo de sessenta dias, a contar da data da publicação da presente resolução, uma proposta de estatutos para nova empresa com capitais públicos, que abram a via para a integração no Serviço Nacional de Saúde dos ISU - Estabelecimentos de Saúde e Assistência, S. A. R. L., e Clínica de S. Bento;
Prorrogar, até à entrada em vigor dos estatutos da nova empresa com capitais públicos, o mandato dos actuais gestores por parte do Estado na ISU - Estabelecimentos de Saúde e Assistência, S. A. R. L., e Clínica de S. Bento.
Presidência do Conselho de Ministros, 30 de Novembro de 1977. - O Primeiro-Ministro, Mário Soares.
- Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1977/12/26/plain-215182.pdf ;
- Extracto do Diário da República original:
https://dre.tretas.org/dre/215182.dre.pdf .
Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
1975-03-15 -
Decreto-Lei
135-A/75 -
Conselho da Revolução
Nacionaliza todas as companhias de seguros com sede no continente e ilhas adjacentes, definindo a metodologia a seguir. Não são nacionalizadas as seguintes companhias: Companhia de Seguros Europeia, Metrópole, Portugal, Portugal Previdente, A Social, Sociedade Portuguesa de Seguros e O Trabalho, dada a significativa participação de companhias de seguros estrangeiras no seu capital.
Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a
leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por
quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/215182/resolucao-322-77-de-26-de-dezembro