Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extracto) 18633/2003, de 29 de Setembro

Partilhar:

Texto do documento

Despacho (extracto) n.º 18 633/2003 (2.ª série). - Por despacho de 28 de Julho de 2003 do reitor da Universidade Nova de Lisboa:

Doutor Ricardo Manuel Soares Parreira - autorizada a nomeação definitiva, em regime de exclusividade, com efeitos a 6 de Julho de 2003.

Síntese dos relatórios, a que se refere o artigo 20.º do ECDU, referente à contratação do Doutor Ricardo Manuel Soares Parreira como professor auxiliar de nomeação definitiva do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

O Doutor Ricardo Manuel Soares Parreira doutorou-se em França tendo aí iniciado, em 1992, no Laboratoire de Génétique Microbienne do Institut Nacional de la Recherche Agronomique (INRA), em Jouy en Josas, trabalhos de investigação conducentes ao seu doutoramento, versando este mecanismos de resistência fágica em Lactococcus lactis.

Foi, durante dois anos lectivos (1999-2000 e 2000-2001), coordenador do Curso de Microbiologia Médica e foi-lhe igualmente entregue a coordenação do workshop sobre VIH para alunos de Microbiologia. Elaborou, com outros docentes da área da Microbiologia, um Regulamento para o referido curso, documento esse que veio a ser aprovado pela comissão científica de curso.

Da actividade de investigação que vem desenvolvendo, é de destacar o grande contributo que vem dando ao grupo em que está integrado, nomeadamente na análise genética dos genomas do HIV-1 e HIV-2, caracterizando variantes destes vírus e estudando a epidemiologia molecular da infecção, quer de estirpes africanas destes vírus quer de estirpes circulantes em Portugal.

Presentemente tem em desenvolvimento dois projectos aprovados, dos quais é investigador responsável, respectivamente, Ensaio para a Monitorização da Susceptibilidade HIV-2 a Drogas Antirretroviais, financiado pela FCT e Caracterização Genética do Vírus da Imunodeficiência Humana Tipo 1 Circulante na Cidade da Beira-Moçambique, financiado pela Fundação GSKline.

Para além dos dois referidos projectos de que é responsável, co-participou entre 1996 e o presente ano, ou participa ainda, em sete outros projectos financiados. Destes, cinco estão ainda em desenvolvimento, três dos quais no IHMT e dois desenvolvendo-se noutras instituições.

Publicou, durante este período, oito trabalhos, em colaboração com o grupo de trabalho em que está inserido, a maioria dos quais em revistas estrangeiras. Tem ainda três trabalhos aceites para publicação e dois em preparação.

Apresentou, durante o quinquénio em análise, 23 comunicações científicas, umas como investigador responsável outras em colaboração, em reuniões científicas, no País e no estrangeiro, tendo algumas sido seleccionadas para apresentação oral. - Virgílio E. do Rosário.

15 de Setembro de 2003. - A Chefe de Secção, Maria Odete Serpa Antunes.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2150903.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda