Louvor 473/2003. - Louvo o capitão de cavalaria pára-quedista (NIM 06371285) Luís Manuel Cardoso Marino pela forma competente como desempenhou as funções de oficial de assuntos civis do 2.º BIPara, integrado no contingente nacional que participou na força de manutenção de paz da missão de apoio das Nações Unidas em Timor-Leste (PKF/UNMISET).
No período de aprontamento da força e durante a permanência no teatro de operações adaptou-se rapidamente ao desempenho das suas funções, mercê do entusiasmo, bom senso, zelo e inteligência que lhes dedicou. A proficiência e resultados alcançados ficaram a dever-se a um notável espírito de missão, elevados dotes de carácter e a uma reconhecida coragem moral. Militar de sólida formação e que pratica em elevado grau a virtude da lealdade, manteve excelentes relações com as autoridades de Timor-Leste, com os membros da comunidade local, com as agências das Nações Unidas e, ainda, com diversas organizações não governamentais. Contribuiu, assim, para a projecção de uma boa imagem de Portugal e para a criação de um clima de confiança que se revelou fundamental para a condução das operações e para a protecção da força. As relações privilegiadas que estabeleceu com as organizações locais e internacionais e o valor da colaboração prestada justificaram frequentes elogios por parte dos seus responsáveis. Militar disciplinado, voluntarioso e irrepreensível na execução das tarefas que lhe foram cometidas, revelou um elevado espírito de obediência, qualidades de abnegação e um espírito de sacrifício exemplar, confirmando a sua aptidão para bem servir em diferentes circunstâncias.
Pelas qualidades de carácter e profissionais evidenciadas, pelo exemplar contributo para o cumprimento da missão e pelo relevo de que a sua acção se revestiu para a imagem das Forças Armadas, é o capitão Cardoso Marino digno de ocupar postos de maior risco, devendo os serviços por si prestados ser considerados relevantes e de elevado mérito.
23 de Janeiro de 2003. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.