Louvor 471/2003. - Louvo o primeiro-sargento fuzileiro NII 110971, Mário Fernando Bernardo Baião, pela forma empenhada e competente como desempenhou as funções de quartel-mestre na Companhia de Fuzileiros integrada no contingente nacional que participou na Força de Manutenção de Paz e Missão de Apoio das Nações Unidas em Timor Leste (PKF/UNMISET).
Nestas funções revelou total disponibilidade para o serviço, elevada competência, responsabilidade e espírito de iniciativa, honestidade de procedimentos e sentido de dever. Mercê destas qualidades e de uma elevada capacidade de trabalho e sólida experiência profissional, teve um desempenho notável. A sua acção reflectiu-se, em particular, no controlo e organização da carga da Companhia e na área da logística. Contribuiu ainda para a introdução de importantes melhoramentos na unidade, que beneficiaram o bem estar pessoal, sabendo ultrapassar as dificuldades colocadas pela escassez de materiais necessários à execução de obras.
Pelas excepcionais qualidades e virtudes militares demonstradas e capacidade para bem servir em diferentes circunstâncias, granjeou a consideração de superiores hierárquicos e dos seus pares, tornando-se merecedor de referência pública. É pois de inteira justiça louvar o primeiro-sargento Bernardo Baião, considerando que a sua acção contribuiu de forma significativa para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas.
23 de Janeiro de 2003. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.