Despacho (extracto) n.º 10 924/2003 (2.ª série). - Por despacho de 29 de Abril de 2003 do reitor da Universidade Nova de Lisboa:
Doutora Gabriela Maria Santos-Gomes - autorizada a nomeação definitiva, em regime de exclusividade, com efeitos a 14 de Maio de 2003.
Síntese dos relatórios a que se refere o artigo 20.º do ECDU, referente à contratação da Doutora Gabriela Maria Santos-Gomes como professora auxiliar de nomeação definitiva do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT).
A Doutora Gabriela Maria Santos-Gomes obteve o grau de doutor (no ramo de Biologia, especialidade de Microbiologia), pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em Janeiro de 1996. Em Maio de 1997 estabelece contrato com o IHMT como assistente convidada e em Maio de 1998 foi contratada em regime de exclusividade como professora auxiliar. No período a que se refere este relatório exerceu actividades docentes em cursos regulares de pós-graduação do IHMT e no mestrado em Parasitologia Médica. Participou também em actividades relacionadas com o Programa Ciência Viva, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). É orientadora de duas dissertações para obtenção do grau de doutor, orientou um aluno do curso de mestrado em Parasitologia Médica e co-orientou outros dois alunos do mesmo curso. Foi membro de dois júris, um de doutoramento e outro de provas para investigador auxiliar, bem como arguente de provas de mestrado. Quanto à actividade científica é actualmente investigadora principal de dois projectos financiados pelos programas SAPIENS, da FCT e colabora em três outros projectos na área das Leishmanioses. Participou em vários seminários e congressos e publicou 13 artigos científicos, sendo 9 em revistas de língua inglesa.
Por se ter revelado competente e aplicada nas actividades desenvolvidas durante o quinquénio, os relatores foram unânimes em considerar a Doutora Gabriela Maria Santos-Gomes em condições de ser provida definitivamente como professora auxiliar.
7 de Abril de 2003. - O Presidente do Conselho Científico, Virgílio E. do Rosário.