Portaria 702/2003 (2.ª série). - Louvo o coronel de cavalaria NIM 50189711, Henrique de Carvalho Morais, que por imperativos legais termina a sua carreira ao serviço das Forças Armadas e de Portugal trabalhando no Exército, no Ministério da Defesa Nacional e no Instituto de Acção Social das Forças Armadas (IASFA).
Durante os últimos anos chefiou o Gabinete de Apoio Técnico-Jurídico e foi director do Centro de Apoio Social de Oeiras (CAS-OEIRAS), funções que desempenhou de forma distinta e meritória, competente e dedicada, eficiente e eficaz, ponderada e nobre.
A acção deste oficial, num universo com características essencialmente diferentes daquelas que se vivem na estrutura militar, revelou de uma forma consistente as suas excelentes qualidades de carácter e a sua sensibilidade para as questões sociais e humanistas, nomeadamente nas áreas de apoio aos beneficiários quer residentes, quer internados no Centro de Recuperação e ainda a todos os que frequentam o CAS-OEIRAS e utilizam as suas valências.
Nas relações frequentes de carácter técnico e social com entidades oficiais e privadas em acções afins à sua Missão, pela sua maneira de estar e de ser, reflexo das virtudes militares que cultiva, granjeou notáveis prestígio e simpatia que foram decisivos para que o CAS-OEIRAS mantenha padrões de excelência no sector do apoio aos idosos e às viúvas dos portugueses que um dia decidiram servir o seu País e a sua pátria escolhendo a carreira das armas.
O desempenho do coronel Henrique Morais, como responsável máximo deste importante equipamento social foi notoriamente distinto, demonstrando alta capacidade para conciliar as melhores características do militar e do gestor, obtendo resultados que expressam a excelência da qualidade dos serviços e valências disponibilizadas a um universo de beneficiários que abrange toda a região da Grande Lisboa e do País, envolvendo todas as áreas de acção social e cuidados médico-sanitários.
No momento da sua passagem à situação de reforma, o coronel Henrique Morais sai do serviço activo com a consciência tranquila do dever cumprido na certeza de que fica credor do reconhecimento de quem com ele trabalhou e usufruiu da sua camaradagem e amizade, bem como do seu exemplo de bem servir.
Assim, é-me muito grato louvar o coronel de cavalaria Henrique de Carvalho Morais pela forma exemplar e excepcionalmente digna como serviu o Instituto de Acção Social das Forças Armadas exercendo as funções de chefe do Gabinete de Apoio Técnico-Jurídico e as de director do Centro de Apoio Social de Oeiras, resultando da sua acção honra e lustre para as Forças Armadas e para o ramo a que pertence o que faz jus à qualificação dos serviços por si prestados às Forças Armadas de Portugal como importantes e extraordinários, relevantes e distintos.
Assim:
Manda o Ministro de Estado e da Defesa Nacional, nos termos da alínea a) do artigo 16.º, do n.º 1 do artigo 34.º e do n.º 2 do artigo 38.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de Dezembro, condecorar com a medalha de prata de serviços distintos o coronel de cavalaria NIM 50189711, Henrique de Carvalho Morais.
16 de Maio de 2003. - O Ministro de Estado e da Defesa Nacional, Paulo Sacadura Cabral Portas.