Louvor 284/2003. - Ao cessar funções como presidente do Instituto Geográfico Português (IGP), quero prestar público louvor ao vice-presidente, Prof. Doutor Rui Pedro de Sousa Pereira Monteiro Julião, pela competência, profissionalismo, grande lealdade, dedicação e empenho pessoal com que exerceu aquelas elevadas funções.
Responsável pela coordenação das áreas da investigação científica, da informática, da documentação e da formação geográfica, revelou excepcional competência científica e técnica, grande capacidade de trabalho e elevado empenho profissional.
Foi com grande responsabilidade e sentido do dever que desenvolveu as extensas, diversificadas e complexas tarefas que lhe foram confiadas, pelo conselho de direcção, no âmbito das unidades orgânicas que coordenou e das quais se realça, pela sua complexidade e sensibilidade, a área de investigação científica.
Nomeado por diversas vezes para representar o Instituto e o País em reuniões científicas e técnicas do mais alto nível, houve-se com invulgar brilho e competência, muito prestigiante a instituição que serve.
As características pessoais e profissionais já referidas, associadas à disponibilidade com que sempre respondeu às múltiplas solicitações, bem como o espírito de colaboração patenteado, muito contribuíram para o clima de sã cooperação e bom ambiente de trabalho vivido no Instituto.
Pelo trabalho desenvolvido, pela participação activa nas decisões do conselho de direcção e pelos atributos pessoais que o exornam, é o Prof. Doutor Rui Pedro Julião merecedor do meu mais elevado apreço e digno deste público testemunho.
24 de Abril de 2003. - O Presidente, Carlos Manuel Mourato Nunes, tenente-general.