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Despacho 9458/2003, de 14 de Maio

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Texto do documento

Despacho 9458/2003 (2.ª série). - Serviços Académicos. - Sob proposta da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foi, pela deliberação do senado n.º 25/2003, de 26 de Fevereiro, aprovada a criação da licenciatura em Tecnologias da Informação Visual para Design, que se rege pelos seguintes termos:

1 - Introdução. - A informação visual tem hoje implicações profundas em múltiplas áreas da actividade humana, desde as novas formas de acesso à informação e trabalho em ambientes distribuídos, à comunicação visual e ao trabalho de projecto, desenvolvimento e produção de novos produtos e equipamentos. Por isso, o pensamento visual e a expressão através de diferentes suportes visuais são hoje competências básicas para a utilização produtiva de todos os recursos que as novas tecnologias de geração e processamento de modelos geométricos e informação visual digital suportam. Esta realidade obriga ao desenvolvimento de novas capacidades pessoais e profissionais, à criação de novas "linguagens" de interacção e expressão visual e novas formas de desenvolver e produzir.

Actualmente são inúmeras as fontes de informação visual e múltiplos os seus empregos. Um número crescente de actividades emprega vários tipos de modelos geométricos, imagens e símbolos digitais. Os desenvolvimentos tecnológicos recentes tornaram muito simples e fácil a aquisição de informação visual. São hoje múltiplos, e de fácil acesso, os dispositivos que permitem adquirir, processar e visualizar imagens, bem como criar e explorar novos espaços virtuais e realidades mistas.

Há hoje uma responsabilidade crescente quanto à boa utilização das imagens por todos os profissionais, nomeadamente os da comunicação social (com particular relevância para os profissionais de televisão), os profissionais de design, de arquitectura e de publicidade e, em geral, de todos os profissionais envolvidos em actividades de criação, projecto e produção. Para além do uso da imagem na comunicação ela é peça fundamental nos processos cognitivos e de criação, sendo o suporte ideal nos processos que têm em vista o desenho e projecto de novos produtos.

Neste contexto, a palavra "design" não tem o significado limitativo ligado à estética dos objectos mas antes assume o significado mais amplo da sua origem anglo-saxónica: processo integrado de concepção e desenvolvimento de novos objectos, produtos e serviços.

Esta licenciatura não pretende concorrer com as que formam profissionais de design gráfico, artes visuais e marketing. É uma licenciatura com uma forte componente científica, que a distingue dos objectivos de uma escola politécnica e ou tecnológica, destinada a formar especialistas na concepção, desenvolvimento e utilização produtiva de ferramentas e ambientes estética e funcionalmente adaptados às exigências das áreas de aplicação, e que são capazes de analisar e utilizar crítica e produtivamente informação visual que recolhem e geram.

Os avanços nas neurociências, nomeadamente no estudo da relação entre a emoção e os processos mentais cognitivos, permite fundamentar cientificamente os processos de percepção, pensamento, comunicação e aquisição de conhecimento resultante de informação visual. A necessidade de saber combinar a expressão verbal com a visual obriga a que seja necessário desenvolver capacidades de raciocínio associativo, imaginativo, criativo e abstracto.

É hoje absolutamente essencial ter consciência de que a ubiquidade dos materiais visuais pode alterar a forma como nos apercebemos e compreendemos o mundo, pelo que é da maior importância desenvolver capacidades de auto-reflexão fundamentadas em teorias como a semiótica e outras relacionadas com a criação e utilização de objectos visuais.

Os desenvolvimentos da televisão digital perspectivam uma crescente penetração e utilização de informação visual. A redução dos preços das câmaras digitais e a sua integração em dispositivos de utilização frequente e quotidiana (por exemplo nos telemóveis) vão dar origem a uma massificação sem precedentes dos processos de comunicação visual. Os desenvolvimentos tecnológicos recentes indicam que no futuro todo o meio ambiente estará preenchido com câmaras cuja informação será utilizada com múltiplos objectivos que vão desde a vigilância para a segurança, à monitorização de tráfego automóvel e à monitorização ambiental.

É clara a tendência actual de integração de tecnologias e de modelos de trabalho de forma a aumentar o potencial de trabalho e a qualidade dos resultados da concepção, desenvolvimento e produção. A generalizada penetração das imagens torna importante o desenvolvimento de competências de informação visual, ou seja, o desenvolvimento de capacidades para encontrar, avaliar, gerar e usar informação visual nos seus vários formatos e suportes.

2 - Objectivos da licenciatura. - Esta licenciatura destina-se a formar profissionais capazes de utilizar ferramentas computacionais para a geração, selecção e manipulação de informação visual, independentemente da sua origem e aplicação. Para a concepção desta licenciatura foram consideradas informações muito actuais do que se faz nas melhores escolas a nível mundial e do que se perspectiva e discute em fóruns especializados internacionais.

Um outro objectivo essencial desta licenciatura é preparar os alunos que dela beneficiem com uma formação que lhes permita encarar positivamente a concorrência profissional internacional, considerando que o mercado potencial para os seus licenciados ultrapassa claramente o País e mesmo a Europa.

Sendo uma licenciatura que proporciona uma excelente formação científica de banda larga nas tecnologias afloradas, o desenvolvimento seguinte de actuação estratégica nesta área será a criação de um mestrado e de um ou mais cursos de pós-graduação em áreas específicas que derivam da formação sólida proporcionada por esta licenciatura.

3 - Coordenação da licenciatura. - A coordenação da licenciatura será assegurada, em conjunto, por uma comissão constituída por um docente do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores e por um docente do Departamento de Matemática.

4 - Objectivos e perfil profissional do licenciado. - As saídas profissionais desta licenciatura de banda larga estão asseguradas quer pela excelência da formação prevista quer pelas exigências actuais e futuras do mercado e cobrem um leque muito diversificado de actividades.

A utilização do termo "especialista" nas saídas profissionais que a seguir se enumeram quer significar que, para além das competências científicas e profissionais sólidas que a licenciatura fornece, que alar gam o horizonte de saídas profissionais para os seus alunos, a licenciatura fornece algumas competências específicas que são uma mais-valia, pelo menos, no contexto nacional.

A título de exemplo, referem-se algumas saídas profissionais desta licenciatura:

Especialista em geração e utilização de informação visual, ambientes virtuais, realidades mistas e análise e processamento de informação visual;

Especialista no desenvolvimento de sistemas de controlo e vigilância;

Especialista no desenvolvimento de ferramentas e conteúdos para televisão digital interactiva;

Investigador em comunicação visual, computação gráfica, análise, processamento de imagem e em realidades virtual, aumentada e mista;

Docente do ensino superior;

Quadro superior da Administração Pública;

Consultor de informação visual, novos ambientes de trabalho para design e produção, nomeadamente design e produção industriais (têxteis, moldes, mecânica, ...);

Gestor de projectos de desenvolvimento de produtos e serviços;

Gestor de empresas de comunicação e desenvolvimento;

Chefe de projecto.

5 - Regime de funcionamento da licenciatura. - Na sequência das recomendações da Declaração de Bolonha, a licenciatura em Tecnologias da Informação Visual para Design será estruturada em oito semestres lectivos, sendo um semestre de Projecto. A licenciatura será estruturada em torno de quatro vectores de conhecimento: Matemática, Computação, Geração e Processamento de Imagem e Design. Estes quatro vectores destinam-se a proporcionar formação nos domínios de conhecimento que são estruturantes das técnicas, métodos e processos de geração e utilização de informação visual.

A disciplina específica de ingresso será a Matemática, sendo a classificação mínima de ingresso a que a FCTUC estabelecer. O numerus clausus proposto é de 40 estudantes no ano inicial.

Nas disciplinas da licenciatura a escolaridade semanal estará dividida entre três horas semanais teóricas e duas horas semanais teórico-práticas. Pretende-se um tipo de ensino onde a fluência conceptual entre os materiais de natureza mais teórica e os de natureza mais aplicada seja conseguida de um modo natural. O docente terá sempre a possibilidade de ajustar o ensino às necessidades dos alunos, permitindo uma integração muito suave dos vários tipos de conhecimento. A esta escolaridade corresponderão 8 créditos ECTS por disciplina (com excepção da disciplina de Projecto). Para a conclusão da licenciatura serão necessários 248 créditos ECTS. Para a conclusão da licenciatura serão necessários 64 créditos ECTS na área da Matemática, 56 créditos ECTS na área da Computação, 88 créditos ECTS na área de Geração e Processamento de Imagem e 24 créditos ECTS na área do Design. Os restantes 16 créditos necessários à obtenção da licenciatura correspondem à disciplina de Projecto.

A classificação final na licenciatura será obtida através de uma média ponderada (pelo número de créditos) das classificações obtidas nas disciplinas. Uma vez que todas as disciplinas têm a mesma carga horária todas elas terão o mesmo número de créditos (com excepção de Projecto). A disciplina de Projecto terá um número de 16 créditos, o que corresponde aproximadamente a catorze horas lectivas semanais. Na estrutura da licenciatura incluem-se duas disciplinas de Inglês que se destinam a complementar a formação dos alunos nesta língua. Estas disciplinas serão frequentadas em regime de curso livre.

A avaliação assumirá, fundamentalmente, um modelo pedagógico baseado no desenvolvimento de trabalhos, que decorre da necessidade e incorporação de um elemento de avaliação contínua. Estes trabalhos terão uma distribuição contínua e equilibrada ao longo dos semestres.

6 - Plano de estudos:

1.º ano:

1.º semestre:

Álgebra Linear e Geometria Analítica.

Programação.

Cálculo I.

Comunicação Visual e Design.

Inglês I.

2.º semestre:

Complementos de Álgebra Linear e Geometria Analítica.

Algoritmos e Estruturas de Dados.

Cálculo II.

Desenho.

Inglês II.

2.º ano:

1.º semestre:

Geometria Afim e Projectiva.

Probabilidades e Estatística.

Cálculo III.

Design Gráfico.

2.º semestre:

Sistemas Operativos.

Bases de Dados.

Computação Gráfica.

Redes de Computadores.

3.º ano:

1.º semestre:

Geometria de Formação da Imagem.

Introdução à Optimização.

Modelação Geométrica.

Opção I.

2.º semestre:

Processamento de Imagem.

Modelos Computacionais de Iluminação e Radiância.

Gestão da Informação e do Conhecimento.

Opção II.

4.º ano:

1.º semestre:

Design Industrial.

Ambientes Virtuais.

Metodologias Digitais para a Narrativa (Digital Story Telling).

Interacção Homem-Máquina.

Codificação e Compressão de Vídeo e Imagem.

2.º semestre:

Projecto.

7 - Áreas curriculares. - As disciplinas desta licenciatura (com excepção de Inglês I, Inglês II e de Projecto) distribuem-se por quatro áreas curriculares, nomeadamente Matemática, Computação, Geração e Processamento de Imagem e Design. Essa distribuição é a seguinte:

Matemática:

Álgebra Linear e Geometria Analítica;

Complementos de Álgebra Linear e Geometria Analítica;

Cálculo I;

Cálculo II;

Cálculo III;

Geometria Afim e Projectiva;

Probabilidades e Estatística;

Introdução à Optimização;

Computação:

Programação;

Algoritmos e Estruturas de Dados;

Sistemas Operativos;

Bases de Dados;

Redes de Computadores;

Gestão da Informação e do Conhecimento;

Geração e Processamento de Imagem:

Computação Gráfica;

Geometria de Formação da Imagem;

Modelos Computacionais de Iluminação e Radiância;

Processamento de Imagem;

Modelação Geométrica;

Ambientes Virtuais;

Metodologias Digitais para Narrativa (Digital Story Telling);

Interacção Homem-Máquina;

Codificação e Compressão de Vídeo e Imagem;

Design:

Comunicação Visual e Design;

Desenho;

Design Gráfico;

Design Industrial.

17 de Abril de 2003. - O Reitor, Fernando Seabra Santos.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2119729.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

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