Despacho 9458/2003 (2.ª série). - Serviços Académicos. - Sob proposta da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foi, pela deliberação do senado n.º 25/2003, de 26 de Fevereiro, aprovada a criação da licenciatura em Tecnologias da Informação Visual para Design, que se rege pelos seguintes termos:
1 - Introdução. - A informação visual tem hoje implicações profundas em múltiplas áreas da actividade humana, desde as novas formas de acesso à informação e trabalho em ambientes distribuídos, à comunicação visual e ao trabalho de projecto, desenvolvimento e produção de novos produtos e equipamentos. Por isso, o pensamento visual e a expressão através de diferentes suportes visuais são hoje competências básicas para a utilização produtiva de todos os recursos que as novas tecnologias de geração e processamento de modelos geométricos e informação visual digital suportam. Esta realidade obriga ao desenvolvimento de novas capacidades pessoais e profissionais, à criação de novas "linguagens" de interacção e expressão visual e novas formas de desenvolver e produzir.
Actualmente são inúmeras as fontes de informação visual e múltiplos os seus empregos. Um número crescente de actividades emprega vários tipos de modelos geométricos, imagens e símbolos digitais. Os desenvolvimentos tecnológicos recentes tornaram muito simples e fácil a aquisição de informação visual. São hoje múltiplos, e de fácil acesso, os dispositivos que permitem adquirir, processar e visualizar imagens, bem como criar e explorar novos espaços virtuais e realidades mistas.
Há hoje uma responsabilidade crescente quanto à boa utilização das imagens por todos os profissionais, nomeadamente os da comunicação social (com particular relevância para os profissionais de televisão), os profissionais de design, de arquitectura e de publicidade e, em geral, de todos os profissionais envolvidos em actividades de criação, projecto e produção. Para além do uso da imagem na comunicação ela é peça fundamental nos processos cognitivos e de criação, sendo o suporte ideal nos processos que têm em vista o desenho e projecto de novos produtos.
Neste contexto, a palavra "design" não tem o significado limitativo ligado à estética dos objectos mas antes assume o significado mais amplo da sua origem anglo-saxónica: processo integrado de concepção e desenvolvimento de novos objectos, produtos e serviços.
Esta licenciatura não pretende concorrer com as que formam profissionais de design gráfico, artes visuais e marketing. É uma licenciatura com uma forte componente científica, que a distingue dos objectivos de uma escola politécnica e ou tecnológica, destinada a formar especialistas na concepção, desenvolvimento e utilização produtiva de ferramentas e ambientes estética e funcionalmente adaptados às exigências das áreas de aplicação, e que são capazes de analisar e utilizar crítica e produtivamente informação visual que recolhem e geram.
Os avanços nas neurociências, nomeadamente no estudo da relação entre a emoção e os processos mentais cognitivos, permite fundamentar cientificamente os processos de percepção, pensamento, comunicação e aquisição de conhecimento resultante de informação visual. A necessidade de saber combinar a expressão verbal com a visual obriga a que seja necessário desenvolver capacidades de raciocínio associativo, imaginativo, criativo e abstracto.
É hoje absolutamente essencial ter consciência de que a ubiquidade dos materiais visuais pode alterar a forma como nos apercebemos e compreendemos o mundo, pelo que é da maior importância desenvolver capacidades de auto-reflexão fundamentadas em teorias como a semiótica e outras relacionadas com a criação e utilização de objectos visuais.
Os desenvolvimentos da televisão digital perspectivam uma crescente penetração e utilização de informação visual. A redução dos preços das câmaras digitais e a sua integração em dispositivos de utilização frequente e quotidiana (por exemplo nos telemóveis) vão dar origem a uma massificação sem precedentes dos processos de comunicação visual. Os desenvolvimentos tecnológicos recentes indicam que no futuro todo o meio ambiente estará preenchido com câmaras cuja informação será utilizada com múltiplos objectivos que vão desde a vigilância para a segurança, à monitorização de tráfego automóvel e à monitorização ambiental.
É clara a tendência actual de integração de tecnologias e de modelos de trabalho de forma a aumentar o potencial de trabalho e a qualidade dos resultados da concepção, desenvolvimento e produção. A generalizada penetração das imagens torna importante o desenvolvimento de competências de informação visual, ou seja, o desenvolvimento de capacidades para encontrar, avaliar, gerar e usar informação visual nos seus vários formatos e suportes.
2 - Objectivos da licenciatura. - Esta licenciatura destina-se a formar profissionais capazes de utilizar ferramentas computacionais para a geração, selecção e manipulação de informação visual, independentemente da sua origem e aplicação. Para a concepção desta licenciatura foram consideradas informações muito actuais do que se faz nas melhores escolas a nível mundial e do que se perspectiva e discute em fóruns especializados internacionais.
Um outro objectivo essencial desta licenciatura é preparar os alunos que dela beneficiem com uma formação que lhes permita encarar positivamente a concorrência profissional internacional, considerando que o mercado potencial para os seus licenciados ultrapassa claramente o País e mesmo a Europa.
Sendo uma licenciatura que proporciona uma excelente formação científica de banda larga nas tecnologias afloradas, o desenvolvimento seguinte de actuação estratégica nesta área será a criação de um mestrado e de um ou mais cursos de pós-graduação em áreas específicas que derivam da formação sólida proporcionada por esta licenciatura.
3 - Coordenação da licenciatura. - A coordenação da licenciatura será assegurada, em conjunto, por uma comissão constituída por um docente do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores e por um docente do Departamento de Matemática.
4 - Objectivos e perfil profissional do licenciado. - As saídas profissionais desta licenciatura de banda larga estão asseguradas quer pela excelência da formação prevista quer pelas exigências actuais e futuras do mercado e cobrem um leque muito diversificado de actividades.
A utilização do termo "especialista" nas saídas profissionais que a seguir se enumeram quer significar que, para além das competências científicas e profissionais sólidas que a licenciatura fornece, que alar gam o horizonte de saídas profissionais para os seus alunos, a licenciatura fornece algumas competências específicas que são uma mais-valia, pelo menos, no contexto nacional.
A título de exemplo, referem-se algumas saídas profissionais desta licenciatura:
Especialista em geração e utilização de informação visual, ambientes virtuais, realidades mistas e análise e processamento de informação visual;
Especialista no desenvolvimento de sistemas de controlo e vigilância;
Especialista no desenvolvimento de ferramentas e conteúdos para televisão digital interactiva;
Investigador em comunicação visual, computação gráfica, análise, processamento de imagem e em realidades virtual, aumentada e mista;
Docente do ensino superior;
Quadro superior da Administração Pública;
Consultor de informação visual, novos ambientes de trabalho para design e produção, nomeadamente design e produção industriais (têxteis, moldes, mecânica, ...);
Gestor de projectos de desenvolvimento de produtos e serviços;
Gestor de empresas de comunicação e desenvolvimento;
Chefe de projecto.
5 - Regime de funcionamento da licenciatura. - Na sequência das recomendações da Declaração de Bolonha, a licenciatura em Tecnologias da Informação Visual para Design será estruturada em oito semestres lectivos, sendo um semestre de Projecto. A licenciatura será estruturada em torno de quatro vectores de conhecimento: Matemática, Computação, Geração e Processamento de Imagem e Design. Estes quatro vectores destinam-se a proporcionar formação nos domínios de conhecimento que são estruturantes das técnicas, métodos e processos de geração e utilização de informação visual.
A disciplina específica de ingresso será a Matemática, sendo a classificação mínima de ingresso a que a FCTUC estabelecer. O numerus clausus proposto é de 40 estudantes no ano inicial.
Nas disciplinas da licenciatura a escolaridade semanal estará dividida entre três horas semanais teóricas e duas horas semanais teórico-práticas. Pretende-se um tipo de ensino onde a fluência conceptual entre os materiais de natureza mais teórica e os de natureza mais aplicada seja conseguida de um modo natural. O docente terá sempre a possibilidade de ajustar o ensino às necessidades dos alunos, permitindo uma integração muito suave dos vários tipos de conhecimento. A esta escolaridade corresponderão 8 créditos ECTS por disciplina (com excepção da disciplina de Projecto). Para a conclusão da licenciatura serão necessários 248 créditos ECTS. Para a conclusão da licenciatura serão necessários 64 créditos ECTS na área da Matemática, 56 créditos ECTS na área da Computação, 88 créditos ECTS na área de Geração e Processamento de Imagem e 24 créditos ECTS na área do Design. Os restantes 16 créditos necessários à obtenção da licenciatura correspondem à disciplina de Projecto.
A classificação final na licenciatura será obtida através de uma média ponderada (pelo número de créditos) das classificações obtidas nas disciplinas. Uma vez que todas as disciplinas têm a mesma carga horária todas elas terão o mesmo número de créditos (com excepção de Projecto). A disciplina de Projecto terá um número de 16 créditos, o que corresponde aproximadamente a catorze horas lectivas semanais. Na estrutura da licenciatura incluem-se duas disciplinas de Inglês que se destinam a complementar a formação dos alunos nesta língua. Estas disciplinas serão frequentadas em regime de curso livre.
A avaliação assumirá, fundamentalmente, um modelo pedagógico baseado no desenvolvimento de trabalhos, que decorre da necessidade e incorporação de um elemento de avaliação contínua. Estes trabalhos terão uma distribuição contínua e equilibrada ao longo dos semestres.
6 - Plano de estudos:
1.º ano:
1.º semestre:
Álgebra Linear e Geometria Analítica.
Programação.
Cálculo I.
Comunicação Visual e Design.
Inglês I.
2.º semestre:
Complementos de Álgebra Linear e Geometria Analítica.
Algoritmos e Estruturas de Dados.
Cálculo II.
Desenho.
Inglês II.
2.º ano:
1.º semestre:
Geometria Afim e Projectiva.
Probabilidades e Estatística.
Cálculo III.
Design Gráfico.
2.º semestre:
Sistemas Operativos.
Bases de Dados.
Computação Gráfica.
Redes de Computadores.
3.º ano:
1.º semestre:
Geometria de Formação da Imagem.
Introdução à Optimização.
Modelação Geométrica.
Opção I.
2.º semestre:
Processamento de Imagem.
Modelos Computacionais de Iluminação e Radiância.
Gestão da Informação e do Conhecimento.
Opção II.
4.º ano:
1.º semestre:
Design Industrial.
Ambientes Virtuais.
Metodologias Digitais para a Narrativa (Digital Story Telling).
Interacção Homem-Máquina.
Codificação e Compressão de Vídeo e Imagem.
2.º semestre:
Projecto.
7 - Áreas curriculares. - As disciplinas desta licenciatura (com excepção de Inglês I, Inglês II e de Projecto) distribuem-se por quatro áreas curriculares, nomeadamente Matemática, Computação, Geração e Processamento de Imagem e Design. Essa distribuição é a seguinte:
Matemática:
Álgebra Linear e Geometria Analítica;
Complementos de Álgebra Linear e Geometria Analítica;
Cálculo I;
Cálculo II;
Cálculo III;
Geometria Afim e Projectiva;
Probabilidades e Estatística;
Introdução à Optimização;
Computação:
Programação;
Algoritmos e Estruturas de Dados;
Sistemas Operativos;
Bases de Dados;
Redes de Computadores;
Gestão da Informação e do Conhecimento;
Geração e Processamento de Imagem:
Computação Gráfica;
Geometria de Formação da Imagem;
Modelos Computacionais de Iluminação e Radiância;
Processamento de Imagem;
Modelação Geométrica;
Ambientes Virtuais;
Metodologias Digitais para Narrativa (Digital Story Telling);
Interacção Homem-Máquina;
Codificação e Compressão de Vídeo e Imagem;
Design:
Comunicação Visual e Design;
Desenho;
Design Gráfico;
Design Industrial.
17 de Abril de 2003. - O Reitor, Fernando Seabra Santos.