A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 152/79, de 28 de Maio

Partilhar:

Sumário

Cria o bilhete de identidade do pessoal militar da Guarda Fiscal.

Texto do documento

Decreto-Lei 152/79

de 28 de Maio

Considerando a necessidade de criar um bilhete de identidade que legalmente identifique o pessoal da Guarda Fiscal como militar, como autoridade fiscal e como autoridade policial, exercida esta a título subsidiário, instrumento necessário ao exercício da respectiva missão e cuja necessidade de há muito se fazia sentir;

Atendendo a que a obtenção de um bilhete de identidade que reconheça todos os efeitos conferidos por lei ao bilhete de identidade civil constitui aspiração antiga de quantos servem naquele corpo de tropas;

Atendendo, ainda, a que a Guarda Fiscal, como corpo de tropas, se situa num plano de complementaridade em relação às forças armadas;

Tendo em conta que o pessoal das forças armadas dispõe de um regime de identificação próprio e que a lei reconhece aos militares da Guarda Fiscal direitos idênticos aos dos militares das forças armadas:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º É criado o bilhete de identidade do pessoal militar da Guarda Fiscal, destinado a oficiais, sargentos e praças, nas situações de activo, reserva e reforma.

Art. 2.º - 1 - O bilhete de identidade a que se refere o artigo anterior é do modelo anexo ao presente diploma e é impresso, em ambas as faces, sobre campo cinzento, salmão ou creme, consoante se destinar, respectivamente, a oficiais, sargentos ou praças, constituído pelo escudo nacional, por um desenho repetitivo do distintivo da Guarda Fiscal, alternadamente disposto em colunas paralelas, e pelos dizeres «República Portuguesa» e «Guarda Fiscal».

2 - A inscrição síntese biossanitária e os respectivos traços limitativos são impressos a encarnado.

3 - O bilhete de identidade é protegido por um invólucro transparente de matéria plástica aplicada directamente sobre o cartão.

Art. 3.º - 1 - A fotografia a inserir no bilhete de identidade é tirada a três quartos e da linha de ombros para cima.

2 - A fotografia é tirada de uniforme privativo com barrete.

Art. 4.º O bilhete de identidade referido no artigo 1.º substitui, para todos os efeitos legais, o bilhete de identidade ou qualquer outra forma de identificação estabelecida pela lei civil, para o que conterá todos os dados essenciais de identificação.

Art. 5.º No verso de cada tipo de bilhete de identidade consta, por extracto, referência aos direitos e faculdades reconhecidos por lei aos, seus titulares de maior interesse para o exercício das suas funções.

Art. 6.º O bilhete de identidade é emitido pelo Comando-Geral da Guarda Fiscal e autenticado por selo branco, aposto no canto inferior direito da fotografia.

Art. 7.º - 1 - O bilhete de identidade de que trata o presente diploma é renovado em termos idênticos aos estabelecidos na lei para o bilhete de identidade civil, condicionado pela ocorrência de promoção ou mudança de situação do respectivo titular que não implique perda de condição de militar dos quadros da Guarda Fiscal.

2 - Quando se verifique renovação de bilhete de identidade, o novo bilhete será atribuído contra entrega, na Repartição do Pessoal do Comando-Geral da Guarda Fiscal, do bilhete caducado.

Art. 8.º O bilhete de identidade é de uso obrigatório noventa dias após a entrada em vigor do presente diploma.

Art. 9.º Os tipos de bilhete de identidade criados pelo presente diploma poderão ser alterados mediante portaria conjunta dos Ministros das Finanças e do Plano e da Justiça.

Art. 10.º A Guarda Fiscal estabelecerá as normas internas relativas a:

a) Emissão do bilhete de identidade;

b) Controle dos impressos utilizados.

Carlos Alberto da Mota Pinto - Manuel Jacinto Nunes.

Promulgado em 11 de Maio de 1979.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1979/05/28/plain-211660.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/211660.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-07-05 - DECLARAÇÃO DD7279 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Declara ter sido rectificado o Decreto-Lei n.º 152/79, de 28 de Maio, que cria o bilhete de identidade do pessoal militar da Guarda Fiscal.

  • Tem documento Em vigor 1979-07-05 - Declaração - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral

    De ter sido rectificado o Decreto-Lei n.º 152/79, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 122, de 28 de Maio de 1979

  • Tem documento Em vigor 2018-05-08 - Decreto-Lei 32/2018 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda