Louvor 200/2003. - Louvo o tenente-coronel TOCC NIP 018071-J, Alberto Manuel Calixto de Almeida, pelas qualidades cívicas militares demonstradas e pela forma muito empenhada e extremamente competente como tem desempenhado as funções de chefe do Sub-Registo neste Estado-Maior durante os últimos seis anos.
Oficial dotado de grande capacidade de planeamento e de organização, a par da reconhecida competência técnica e espírito de missão, conseguiu, não obstante as permanentes carências em efectivos, pela mobilização das vontades e capacidade do pessoal sob as suas ordens, concretizar com oportunidade e de forma eficiente as diversas atribuições daquele Sub-Registo. O seu desempenho tem sido, muito justamente, elogiado pela Autoridade Nacional de Segurança, com especial destaque, no que concerne à organização e reestruturação internas do órgão e à sensibilização dos chefes dos postos de controlo para os requisitos de segurança das matérias classificadas, nos quais imprimiu uma dinâmica de alto rigor e produtividade. De destacar as diligências efectuadas no sentido de encontrar as soluções mais adequadas e sensatas para as recomendações transmitidas pelo Gabinete Nacional de Segurança nos seus relatórios de inspecções de segurança, revelando desta forma notável capacidade de iniciativa e de trabalho, a qual alia extraordinário espírito de abnegação militar e de sacrifício.
Pelo alto desempenho e pelas elevadas qualidades referidas, a integridade de carácter de lealdade e de cooperação, tornam o tenente-coronel Calixto de Almeida merecedor de ocupar postos de maior responsabilidade e risco, devendo os seus serviços ser considerados importantes, distintos e de elevado mérito.
24 de Março de 2003. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.