Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7867/2007, de 2 de Maio

Partilhar:

Sumário

Nomeia, para o exercício das funções de enfermeira-directora do conselho de administração da Maternidade de Júlio Dinis a mestre Maria Filomena Passos Teixeira Cardoso.

Texto do documento

Despacho 7867/2007

1 - Nos termos e ao abrigo do disposto nos n.os 1 e 5 do artigo 5.º e no n.º 1 do artigo 13.º do Decreto-Lei 188/2003, de 20 de Agosto, nomeio, em comissão de serviço, para o exercício das funções de enfermeira-directora do conselho de administração da Maternidade de Júlio Dinis a mestre Maria Filomena Passos Teixeira Cardoso, cujo perfil e aptidão para o desempenho do cargo são evidenciados na sinopse curricular que se anexa ao presente despacho, dele fazendo parte integrante.

2 - O presente despacho produz efeitos à data da sua assinatura.

27 de Março de 2007. - Pelo Ministro da Saúde, Francisco Ventura Ramos, Secretário de Estado da Saúde.

Sinopse curricular

Maria Filomena Passos Teixeira Cardoso, filha de Adriano Júlio Teixeira da Silva Cardoso e de Cármen Moreira de Passos, nascida a 20 de Agosto de 1959 na freguesia de Cedofeita, concelho do Porto, casada, portadora do bilhete de identidade n.º 3687167, de 15 de Janeiro de 2006, do arquivo do Porto.

Completou o curso geral de Enfermagem, em Agosto de 1980, na Escola de Enfermagem D. Ana Guedes. Completou o curso de especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, em de Maio de 1985, na Escola de Enfermagem Pós-Básica do Porto.

Em Abril de 1993 concluiu o curso de Administração de Serviços de Enfermagem na Escola de Enfermagem Pós-Básica do Porto.

Em 1997 concluiu o mestrado em Ciências de Enfermagem no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar.

Em Junho de 2004 concluiu o master em Gestão de Serviços de Saúde na Universidade Lusíada no Porto.

Em Setembro de 1980, foi admitida na Maternidade de Júlio Dinis, onde permaneceu até Julho 1990, exercendo funções como enfermeira e enfermeira graduada nos serviços de neonatologia cuidados intermédios (de 15 de Setembro de 1980, a 31 de Dezembro de 1984) e de neonatologia cuidados especiais e intensivos (de 1 de Junho de 1985 a 25 de Julho de 1990).

Em Julho de 1990 inicia funções como enfermeira especialista na unidade de hemato-oncologia pediátrica do Hospital de São João onde se mantém até 26 de Abril de 1992. Deste período salienta-se a organização e abertura funcional da unidade de hemato-oncologia pediátrica. Cumpre funções de enfermeira-coordenadora de serviços.

Em Junho de 1993 inicia funções na Direcção de Enfermagem no Hospital de São João onde se mantém até 25 de Maio de 1998.

Salienta deste período a coordenação do grupo responsável pela organização do Dia Mundial da Criança, a participação em inúmeras comissões hospitalares e grupos de trabalho, a participação em júris de concurso da carreira de enfermagem e a substituição da enfermeira-directora nas suas ausências e impedimentos.

Em 24 de Março de 1994 é nomeada adjunta da enfermeira-directora.

Toma posse como enfermeira-chefe em 14 de Junho de 1994.

Em 11 de Maio de 1995 é nomeada enfermeira-supervisora em regime de substituição. Em 1 de Setembro de 1995 toma posse na categoria de enfermeira-supervisora.

Em 26 de Maio de 1998 inicia funções como enfermeira-directora na Maternidade de Júlio Dinis, que mantém até à presente data. Em 26 de Julho de 2002, por transferência, toma posse como enfermeira-supervisora na Maternidade de Júlio Dinis. Deste período salienta a sua participação no projecto do Centro Materno-Infantil do Norte e a colaboração com o IQS como auditora.

Durante todo o seu percurso profissional colaborou como formadora com diversas entidades.

Publicou vários artigos na Revista de Enfermagem/Saúde e orientou e colaborou em trabalhos de investigação na sua área de actuação.

É presidente da Associação de Directores de Enfermagem.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2007/05/02/plain-211227.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/211227.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2003-08-20 - Decreto-Lei 188/2003 - Ministério da Saúde

    Regulamenta os artigos 9º e 11º do regime jurídico da gestão hospitalar, aprovado pela Lei nº 27/2002, de 8 de Novembro, estabelecendo a estrutura orgânica das instituições hospitalares públicas, a composição, as competências e o funcionamento dos órgãos de administração, apoio técnico, fiscalização e consulta, bem como os modelos de financiamento e de avaliação da actividade daqueles estabelecimentos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda