Louvor 193/2003. - Por proposta do director do Museu Nacional de Arte Antiga, louvo o carpinteiro principal Almério Teixeira da Costa, do quadro de pessoal deste Museu, que recentemente se aposentou após trinta e um anos de serviço.
Inicialmente desempenhou funções no âmbito da segurança, e mais tarde veio a integrar a equipa de operários do referido Museu.
Durante todos esses anos, Almério Costa demonstrou um notável espírito de sacrifício e de inquestionável lealdade para com a casa que aprendeu a estimar e que também o estimava, e apesar da sua compleição débil e graves problemas de saúde, desdobrou-se no empenho de múltiplas funções, na manutenção do edifício do Museu e na montagem de exposições, incentivando e ajudando os que com ele trabalharam.
A sua atitude de grande correcção para todos os que com ele privaram, a sua fibra moral e as suas qualidades profissionais e pessoais foram, e são, exemplares e tornaram-no um funcionário público merecedor de louvor pela forma como desempenhou as funções que agora abandona por aposentação.
25 de Março de 2003. - O Ministro da Cultura, Pedro Manuel da Cruz Roseta.