Louvor 167/2003. - Louvo o primeiro-sargento de infantaria, NIM 06052390, António da Costa Oliveira, em missão de serviço no 2.º batalhão de infantaria da Brigada Ligeira de Intervenção, pela forma extremamente competente como desempenhou as funções de comandante da 1.ª secção do 1.º pelotão da 1.º companhia de atiradores durante o aprontamento e no teatro de operações da Bósnia-Herzegovina.
No exercício das suas funções, revelou excepcionais dotes de carácter, grande espírito de obediência, exemplar lealdade e irrepreensível comportamento moral, que lhe granjearam admiração e respeito junto dos subordinados e camaradas. Com uma perfeita noção das suas responsabilidades e deveres, a sua acção foi particularmente notória na operação "Lernean Hydra", efectuada na área de responsabilidade do "battle group" espanhol e no exercício de fogos reais na carreira de tiro de Glamoc, onde as suas elevada competência e relevantes qualidades foram reconhecidas pelos militares estrangeiros com quem trabalhou. Muito leal, dotado de espírito de sacrifício e de abnegação, revelou capacidade para promover o trabalho em equipa e servir nas mais diversas circunstâncias, creditando-se para desempenhar funções de maior responsabilidade e risco.
Face às qualidades militares e pessoais evidenciadas, considero os serviços prestados pelo primeiro-sargento Costa Oliveira como de elevado mérito, tendo, através da sua acção, contribuído para o prestígio de Portugal e para o cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas.
23 de Janeiro de 2003. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.