Louvor 154/2003. - Louvo o capitão de infantaria NIM 14902990, Jorge Manuel Gomes Ribeiro, pela forma como desempenhou as funções de comandante da 2.ª Companhia de Atiradores do 2.º Batalhão de Infantaria da Brigada Ligeira de Intervenção, em missão na Bósnia-Herzegovina.
Durante o aprontamento desta força, constituída por uma companhia com três pelotões de três unidades diferentes, revelou elevado sentido da responsabilidade e dever, capacidade de comando, permanente disponibilidade e competência profissional apreciável, levando os seus subordinados a atingirem padrões de alto rendimento. A sua acção foi decisiva para o desempenho da Companhia nas várias missões que lhe foram atribuídas, merecendo referências elogiosas de diversas entidades com quem privou no teatro de operações. A um mês de terminar a missão, foi a sua Companhia a primeira a efectuar a rotação do Batalhão e a instalar-se no novo aquartelamento. No decurso desse movimento, mais uma vez, evidenciou uma conduta irrepreensível, iniciativa e dedicação, respondendo a todas as solicitações apresentadas e interpretando fielmente as directivas superiores que lhe haviam sido definidas, creditando-se como um óptimo colaborador do comando e granjeando prestígio para as Forças Armadas e para Portugal.
Pelas qualidades humanas e militares já referidas, pelo seu espírito de obediência e pela prática constante da virtude da lealdade em elevado grau, é o capitão Gomes Ribeiro merecedor de desempenhar funções de maior responsabilidade e risco, sendo os seus serviços considerados como relevantes e de elevado mérito.
23 de Janeiro de 2003. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.