Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extracto) 5584/2003, de 21 de Março

Partilhar:

Texto do documento

Despacho (extracto) n.º 5584/2003 (2.ª série). - Por despacho do Ministro da Saúde de 7 de Janeiro de 2003:

Licenciada Maria Helena Dias Alves - nomeada directora do Centro de Histocompatibilidade do Norte, com efeitos a partir de 13 de Janeiro de 2003.

10 de Março de 2003. - O Director-Geral, João Nabais.

Curriculum vitae

Maria Helena Dias Alves, filha de António Alves e de Conceição Henriques Dias, nasceu em Vilar Formoso, Almeida, em 27 de Junho de 1956. Licenciada em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto com 14 valores, em 1979. Curso superior de Medicina Legal em 1981 com 15 valores. Internato complementar de imuno-hemoterapia no Hospital de São João, no Porto, concluído em Janeiro de 1989, com 19,5 valores. Provimento para uma vaga de assistente hospitalar de imuno-hemoterapia no Centro de Histocompatibilidade do Norte em 26 de Maio de 1990, com 19 valores, tomando posse do lugar em 27 de Outubro de 1990. Grau de consultor da carreira médica hospitalar com 20 valores. Posse de assistente graduada em 16 de Novembro de 1995. Concurso para o lugar de chefe de serviço de imuno-hemoterapia do quadro do Centro de Histocompatibilidade do Norte em Julho de 2001, classificada com 20 valores. Exercício de funções como assistente hospitalar.

Gestão e organização de serviços hospitalares:

Responsável pelo serviço de urgência desde Abril de 1991.

Desde Maio de 1992 foi responsável pelo Laboratório de Genética Molecular do Centro, o qual organizou técnica, científica e administrativamente, e no qual introduziu todas as técnicas de genotipagem de DNA em uso. Participou nas rotinas da transplantação (despiste das doenças infecciosas, imunobiologia e imunogenética de transplantação), tendo introduzido novas metodologias e produzido múltiplos trabalhos de seguimento clínico-laboratorial dos doentes candidatos a transplante, nas diversas áreas. Participou em múltiplos estudos da área HLA doença e da auto-imunidade. Fez a assessoria para a área laboratorial do Centro de Histocompatibilidade do Norte. Participou nos planos de acção clínico-laboratorial, de equipamento e desenvolvimento técnico-científico do Centro ao longo dos anos. Em Novembro de 1991 apresentou no I Congresso Nacional de Transplantação a proposta "Cartão nacional do receptor de produtos biológicos", que foi considerada de interesse para o Ministério de Saúde e obteve sucessivos pareceres favoráveis de três ministros da Saúde e da Assembleia da República.

Actividade pedagógica e formativa:

1 - Nacional - responsável pela formação dos internos de especialidade de imuno-hemoterapia do Norte, desde Janeiro de 1991. Formação do pessoal técnico e técnico superior do Centro, na áreas de genética molecular, orientação de estágios de pré e pós-graduação para licenciaturas de biotecnologia, bioquímica e Biologia.

2 - Internacional - Escola Europeia de Hematologia e Comissão europeia - no âmbito do programa de apoio aos estudos pós-graduados da Comissão Europeia e do European Communities Training and Mobility Programme, organizou, a convite da Escola Europeia, a 2.ª Euroconferência HLA Immunobiology of Transplantation - Basic Science and Clinical Relevance, no Porto (de 11 a 13 de Novembro de 2002.

Ética e Direito na Transplantação: Apresentou em Dezembro de 1990 em Munique, no First Joint Meeting of ESOT and EDTA/ERA, denominado Organ replacement therapy: Ethics, Justice and Commerce, o trabalho "Organ donation by presumed consent: Consequences and duties to the society that legalizes it.", que foi publicado no livro Organ replacement therapy: Ethics, Justice and Commerce, da Springer-Verlag Berlin, Heidelberg, 1991, pp. 280-283. No I Congresso Nacional de Transplantação, em 1991, apresentou o tema "Direito à Transplantação". Na 2.ª Euroconferência HDLA Immunobiology of Transplantation, Basic Science and Clinical Relevance, da Comissão Europeia, proferiu a conferência "Judiciary Aspects of Transplant Medicine".

Actividades sócio-profissionais - inscrita na Ordem dos Médicos desde Dezembro de 1979. Membro do colégio de especialistas de imuno-hemoterapia da Ordem dos Médicos desde 30 de Dezembro de 1979. Membro do colégio de especialistas de medicina legal desde 7 de Outubro de 1997. Membro consultivo da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos durante dois mandatos (1993-1995 e 1995-1998).

Membro da primeira direcção do colégio de especialistas da Ordem dos Médicos (1994 a 1997). Preparou a primeira grelha de verificação de idoneidade de serviços e efectuou verificações no continente e ilhas. Organizou com os seus colegas de direcção a I Conferência de Consensos em Medicina Transfusional, tendo coordenado o grupo de responsabilidade médico-legal, que teve representantes da Ordem dos Médicos, do Conselho Superior de Magistratura, Procuradoria-Geral da República, Provedoria da Justiça e Centro de Estudos Judiciários. Organizou um inquérito para levantamento dos produtos biológicos utilizados por cada uma das especialidades da Ordem dos Médicos, a nível hospitalar e a nível de consulta, quer para tratamento de patologias quer para correcção estética com vista à maior segurança na utilização dos mesmos.

Actividade científica:

I - Investigação - organização e participação em vários projectos de investigação financiados em Portugal (Ministério da Saúde e Fundação para a Ciência e Tecnologia) e no estrangeiro (União Europeia): "Prognóstico do transplante renal versus homologia do par dador/receptor (comparando tipagem serológica e tipagem por genética molecular)", "Tipagem HLA por método rápido de genética molecular (PCR-SSP) em doentes leucémicos candidatos a transplante de medula óssea", "Tipagem HLA de dadores de sangue na prevenção da aloimunização em doentes leucémicos" e "Mutações do HFE e polimorfismos do HLA: Um estudo populacional" - SAPIENS Proj99. Faz parte do European Consertium for Rheumathoid Arthritis Families (ECRAF) desde 1995, composto por sete países do European Consortium for Ankylosing Spondylitis and other Spondylarthropathies (EUROAS) desde 1998, composto por oito países, e do Consórcio Europeu EUROAS GENOMIC BANK, composto por 9 países, desde 2001, todos financiados pela União Europeia. Está ligada aos estudos da hemocromatose com o ICBAS e IBMC, tendo sido identificada e publicada pela primeira vez a associação do HLA-A29 com a mutação H63D. Fez parte das equipas de trabalho do 13.º International Histocompatibility Workshop. É assistente voluntária de genética médica da Faculdade de Medicina do Porto, desde 1998. Participou em vários júris de concursos para assistente hospitalar e para a graduação em chefe de serviço de imuno-hemoterapia. É membro de oito sociedades científicas, nacionais e estrangeiras, das áreas de transplantação, imunologia, imunogenética e medicina legal. Apresentou 93 trabalhos científicos em reuniões nacionais e no estrangeiro, nos continentes europeu e americano. Participou em 47 publicações científicas em revistas nacionais e estrangeiras.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2104009.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda