A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7247/2007, de 17 de Abril

Partilhar:

Sumário

Cria um grupo de trabalho para iniciar os trabalhos técnicos de identificação das características e necessidades de cuidados de saúde da população da área de influência do novo hospital de Vila Nova de Gaia e preparar a elaboração do perfil assistencial e dimensionamento das suas instalações.

Texto do documento

Despacho 7247/2007

É amplamente reconhecida a necessidade de investimento num novo hospital que sirva as populações de Vila Nova de Gaia e de Espinho, substituindo e racionalizando uma oferta de cuidados actualmente assegurada de forma menos adequada pelo conjunto de hospitais que hoje constituem o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E. P. E.

O lançamento de um novo hospital em Vila Nova de Gaia, articulado com a unidade hospitalar de Espinho, é estratégico enquanto alavanca para este necessário processo de reordenamento a nível da oferta de cuidados e da reorganização de recursos humanos e materiais, contribuindo para um Serviço Nacional de Saúde moderno, flexível, eficiente e ajustado às necessidades de cuidados de saúde dos cidadãos por si servidos.

Decorre actualmente a segunda vaga de parcerias público-privadas (PPP), e o Ministério da Saúde dispõe de um estudo técnico que avaliou as respectivas prioridades de investimento e validou a necessidade de construção de um novo hospital de substituição, em Vila Nova de Gaia. Este constituirá um marco de oferta hospitalar de excelência na região norte, na prestação eficiente e adequada de cuidados diferenciados para situações agudas, em estreita articulação com as redes de cuidados de saúde primários e de cuidados continuados da sua zona de influência. Ora, o planeamento deste novo investimento tem de partir, necessariamente, do conhecimento aprofundado das características da população que servirá e das respectivas necessidades de cuidados de saúde identificadas.

Assim, determino:

1 - A criação de um grupo de trabalho para iniciar os trabalhos técnicos de identificação das características e necessidades de cuidados de saúde da população da área de influência do novo hospital de Vila Nova de Gaia e preparar a elaboração do perfil assistencial e dimensionamento das suas futuras instalações.

2 - O grupo de trabalho preparará, igualmente, uma proposta de acordo estratégico de colaboração com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, que, à semelhança dos restantes concursos de PPP já lançados, equacione as questões e responsabilidades relativas ao terreno para o futuro hospital, licenciamento, taxas municipais, construção de acessos e infra-estruturas e aspectos relacionados.

3 - O grupo de trabalho é composto pelos seguintes elementos:

Dr. Fernando Araújo, vice-presidente do conselho de directivo da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), que coordenará os trabalhos.

Dr. Fernando Tavares, coordenador do Gabinete de Estudos e Planeamento da ARS do Norte, que substitui o coordenador nas suas faltas ou impedimentos.

Engenheiro Mário Abreu Fernandes, director do Serviço de Instalações e Equipamentos da ARS do Norte.

Dr. Raul César Sá, director clínico do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E. P. E.

Dr.ª Maria José Barros, vogal do conselho de administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E. P. E.

Dr. Adriano Natário, director de serviços de Planeamento da Direcção-Geral da Saúde.

Dr. Nuno Pedroso, em representação da Parcerias.Saúde.

4 - A ARS do Norte assegura o apoio logístico e o secretariado técnico necessários ao funcionamento do grupo de trabalho.

5 - A estrutura de missão Parcerias.Saúde assegura apoio na eventual contratação de especialistas que se revele indispensável para o desenvolvimento dos trabalhos referidos no n.º 1.

6 - A apresentação do resultado definitivo do trabalho deste grupo ocorrerá até Janeiro do próximo ano.

23 de Março de 2007. - O Ministro da Saúde, António Fernando Correia

de Campos.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2007/04/17/plain-210161.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/210161.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda