A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 276/79, de 14 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Concede uma dotação de 150000000$00 à União de Bancos Portugueses.

Texto do documento

Despacho Normativo 276/79

Pelo Decreto 3-A/78, de 9 de Janeiro, foi criada uma nova instituição de crédito, a União de Bancos Portugueses, resultante da fusão dos Bancos da Agricultura, de Angola e Pinto de Magalhães.

Tal fusão revestiu-se de características muito especiais, face à sua peculiaridade e à dimensão que atingiu - três bancos, cada um com a sua orgânica e estrutura próprias, reuniram-se para dar origem a uma empresa inteiramente nova e diferente.

O caso não tem, de facto, semelhanças com o ocorrido relativamente a outras instituições de crédito, em que se assistiu à mera absorção de uma empresa menor por outra maior, prosseguindo esta com a sua identidade anterior.

Naturalmente que todo o complexo fenómeno da fusão dos três mencionados bancos e de formação da União de Bancos Portugueses acarretou elevados custos.

Houve necessidade de adaptações em edifícios para instalação dos novos serviços;

houve que realizar obras, mudanças e deslocações; impôs-se a alteração do equipamento informático; teve de proceder-se à adaptação dos meios telefónicos e telex e à criação de novos meios de comunicação; houve que fazer novos impressos e modelos, bem como realizar o lançamento publicitário e identificativo da empresa.

Prevê-se que no futuro ainda outros investimentos de vulto tenham de ser feitos, nomeadamente em matéria de novas instalações, e será necessária a efectivação de despesas no domínio do planeamento e organização.

É por isso justo que o Estado, considerando toda a situação excepcional que fica descrita, procure equilibrar os pesados custos que ela envolveu e envolverá.

Nestes termos, tendo em atenção a distribuição da verba global de dotações para capital estatutário autorizada pelo Conselho de Ministros em 12 de Junho de 1979, determino:

1 - Pela verba atribuída ao Ministério das Finanças e do Plano para dotações de capital estatutário de empresas públicas, é concedida uma dotação de 150000000$00 à União de Bancos Portugueses para fazer face às despesas excepcionais derivadas da sua constituição como resultante da fusão dos Bancos da Agricultura, de Angola e Pinto de Magalhães.

2 - Tal dotação será utilizada durante os exercícios de 1979 - 50000000$00 - e 1980 - 1000000000$00 - destinar-se-á a cobrir exclusivamente encargos com a fusão.

3 - A União de Bancos Portugueses deverá fundamentar, junto da Direcção-Geral do Tesouro, os seus pedidos de utilização da dotação.

Ministério das Finanças e do Plano, 20 de Julho de 1979. - O Ministro das Finanças e do Plano, Manuel Jacinto Nunes.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1979/09/14/plain-209850.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/209850.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1978-01-09 - Decreto 3-A/78 - Ministério das Finanças

    Cria uma instituição bancária denominada União de Bancos Portugueses, resultante da fusão do Banco Pinto de Magalhães, Banco da Agricultura e do Banco de Angola.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda