Louvor 93/2003. - O Prof. Rui Manuel Baptista Ganho desempenhou, durante os últimos dois anos, as funções de pró-reitor, com o pelouro do planeamento físico da UNL. Já anteriormente desempenhara funções de relevo, não só como pró-reitor, mas, durante dois mandatos, como director da FCT. Alia-se a essa experiência o facto de, em comissão de serviço, ter exercido também o cargo de director-geral do Ensino Superior.
A sua larga experiência e conhecimentos, o espírito lógico e rigoroso, a sistematização na programação do trabalho, a dedicação aos cargos que desempenhou, e em particular àquele de que agora cessa funções, tornam a Universidade devedora dessa dedicação e das importantes marcas que a sua acção deixou para os vindouros. Ficam como marcos os concursos de arquitectura que conduziram à "nova" Faculdade de Ciências e Tecnologia que temos hoje, a estabilização orçamental e de recursos humanos na FCT, o lançamento de duas importantes novas licenciaturas, e agora, mais recentemente, a coordenação de diversos projectos e obras em curso, de que se destacam a expansão da FCM para a área do IBCP, a nova Faculdade de Direito e os novos projectos para o Campus da Caparica.
Estas importantes contribuições dadas, nas diversas funções que exerceu, à Universidade Nova, o seu elevado rigor e o seu sentido de planeamento - suas marcas de qualidade inequívocas - tornam o Prof. Rui Manuel Baptista Ganho credor da nossa gratidão e da nossa admiração, que me cumpre reconhecer publicamente através do presente louvor.
30 de Janeiro de 2003. - O Reitor, Luís Sousa Lobo.