Louvor 88/2003. - O Prof. Adriano Duarte Rodrigues desempenhou, durante cerca de um ano, as funções de vice-reitor, com o pelouro académico. Membro destacado da geração inicial da FCSH, da qual foi director em dois mandatos, foi também o principal impulsionador da licenciatura e do Departamento de Ciências da Comunicação. Como director da FCSH, teve um papel preponderante na requalificação das instalações e na fase de transição para a vigência dos Estatutos actuais, tanto a nível da Faculdade como na UNL.
A par das suas funções no plano administrativo e de gestão, tem sempre mantido uma actividade importante, e com projecção além fronteiras, nas suas áreas de especialidade, em particular na pragmática e na semiótica.
Pelas contribuições dadas à Universidade, e designadamente pelo desempenho nas funções de vice-reitor, que agora terminam, com o sentido institucional e com a exigência ética que o carcterizam, cumpre-me louvar o Prof. Adriano Duarte Rodrigues e exprimir assim o reconhecimento da Universidade.
30 de Janeiro de 2003. - O Reitor, Luís Sousa Lobo.