Despacho 2895/2003 (2.ª série). - Na sequência da aprovação pelo senado universitário em 23 de Janeiro de 2003, a seguir se publica a reestruturação curricular da licenciatura em Filosofia, não abrangida pelo despacho 15 731/2002 (2.ª série), publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 157, de 10 de Julho de 2002, diploma respeitante à reestruturação das licenciaturas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas desta Universidade (conforme o n.º 3 do artigo 2.º do citado despacho):
Licenciatura em Filosofia
A licenciatura em Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, adopta a partir do ano lectivo de 2003-2004 o sistema de dois percursos designados "maior" e "minor", em conformidade com a reforma curricular já em curso na Faculdade. As disciplinas constituindo o percurso maior correspondem quase exactamente às disciplinas obrigatórias na estrutura curricular actual. As modalidades da nova estrutura curricular são descritas nos seis números seguintes.
1 - Tal como acontece em outras licenciaturas (por exemplo: Ciências da Comunicação, Ciências Musicais, Estudos Portugueses), os alunos da licenciatura em Filosofia têm a possibilidade de realizar, no próprio Departamento de Filosofia, a totalidade do curso de licenciatura mediante a frequência, na área opcional de Filosofia, das 60 ECTS correspondendo à importância do percurso minor (cf. o n.º 6, abaixo).
2 - O Departamento mantém a oferta do minor já concretizada para o ano 2002-2003. O número de alunos admitidos à frequência do minor em Filosofia terá de ser ulteriormente estabelecido.
3 - O plano curricular do percurso maior abrange 180 ECTS, constituídos do modo seguinte:
156 ECTS correspondendo a 26 disciplinas semestrais com o coeficiência de 6 ECTS para cada uma delas;
6 ECTS correspondendo a duas disciplinas de línguas;
18 ECTS correspondendo à preparação e defesa de um trabalho final. O trabalho final é constituído por uma monografia redigida sob a orientação de um docente (pelo menos possuidor do grau de mestre).
4 - As 28 disciplinas semestrais constituindo o percurso maior (cf. o n.º 3, acima) são as seguintes (sendo aconselhado o percurso correspondendo à ordem por que as disciplinas abaixo referidas se acham designadas):
Filosofia Antiga I;
Lógica I;
Filosofia do Conhecimento I;
Latim I (ou Grego I);
Filosofia Antiga II;
Lógica II;
Filosofia do Conhecimento II;
Latim II (ou Grego II);
Filosofia Medieval I;
Epistemologia I;
Filosofia Política I;
Filosofia Medieval II;
Epistemologia II;
Filosofia Política II;
Filosofia Moderna I;
Ética I;
Ontologia I;
Filosofia e Cultura em Portugal;
Filosofia Moderna II;
Ética II;
Ontologia II;
Pensamento Hispânico Contemporâneo;
Filosofia Contemporânea I;
Estética I;
Antropologia Filosófica I;
Filosofia Contemporânea II;
Estética II;
Antropologia Filosófica II.
5 - Total: 28 disciplinas. (Note-se que a disciplina Pensamento Hispânico Contemporâneo substitui a disciplina anteriormente intitulada Filosofia e Cultura em Portugal II.)
6 - A área opcional destinada aos alunos de Filosofia que não tencionam frequentar o percurso do minor numa outra licenciatura (cf. o n.º 1, acima) será constituída por 10 disciplinas semestrais opcionais (= opções) a escolher dentro do elenco das opções abertas no respectivo ano lectivo. Dessas 10 disciplinas opcionais pelo menos 5 terão de ser frequentadas nas opções oferecidas pelo Departamento de Filosofia. Ao aluno é aconselhado frequentar duas opções no seu 1.º ano lectivo, quatro opções no 2.º ano lectivo e quatro opções no 3.º ano lectivo.
24 de Janeiro de 2003. - O Vice-Reitor, Adriano Duarte Rodrigues.