Despacho 2805/2003 (2.ª série). - Por despacho do presidente do conselho directivo do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa de 28 de Junho de 2002, proferido por delegação do reitor da mesma Universidade de 10 de Janeiro de 2002:
Nuno Manuel Franco Ribeiro da Silva - reconduzido por um quinquénio no exercício das funções de professor auxiliar convidado, além do quadro, com efeitos a partir de 3 de Março de 2002. (Não carece de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)
Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 21.º dpublicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho
Ao relatório de actividades do professor Dr. Nuno Manuel Franco Ribeiro da Silva, tendo em vista a sua recondução como professor auxiliar convidado.
1 - Enquadramento - o professor Dr. Nuno Manuel Franco Ribeiro da Silva apresenta o seu relatório de actividades referente ao período de 1997-2001, tendo em vista a sua recondução como professor auxiliar convidado.
2 - Análise do relatório:
2.1 - Competência e aptidão pedagógica - o professor Dr. Nuno Ribeiro da Silva tem vindo a desenvolver a sua actividade de ensino no domínio especializado da Economia da Energia, leccionando com regularidade as disciplinas de Economia da Energia e de Política Energética, respectivamente da licenciatura em Economia e do mestrado em Economia e Política da Energia e do Ambiente.
O Dr. Nuno Ribeiro da Silva colaborou com o signatário na montagem do mestrado em Economia e Política da Energia e Ambiente, quer na composição curricular quer na divulgação junto das instituições potencialmente interessantes em termos de mercado. Tem vindo ainda a participar regularmente em júris de mestrado e na orientação de teses de mestrado.
2.2 - Outras actividades - o Dr. Nuno Ribeiro da Silva tem registado uma intensa participação em seminários, conferências e revistas na área em que é especialista.
Conclusão
Na componente pedagógica considera-se que o Dr. Nuno Ribeiro da Silva tem desempenhado de forma correcta as suas funções, como o atestam as classificações obtidas nos inquéritos promovidos pelo conselho pedagógico.
Salientam-se como aspectos positivos a intensa participação em conferências e seminários especializados e a publicação de artigos em revistas da especialidade.
Considero, finalmente, que a sua colaboração no mestrado em Economia e Política da Energia e do Ambiente é de grande importância para o sucesso do mestrado, face ao prestígio de que desfruta nos meios empresariais ligados à área da energia.
Face ao exposto, sou de parecer que o Dr. Nuno Ribeiro da Silva deve ser reconduzido como professor auxiliar convidado.
O Relator. - Álvaro Gonçalves Martins Monteiro.
Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 21.º do ECDU, publicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho
1 - O relatório refere-se à actividade pedagógica e científica do professor Nuno Ribeiro da Silva durante o período de 1997 a 2001 e a sua apreciação será feita de acordo com os termos dos artigos 20.º e 25.º do ECDU, pelo que serão tidos em conta os seguintes factores: competência, aptidão pedagógica e actualização, actividade científica e de investigação, bem como participação em actividades de pós-graduação.
2 - O relatório apresentado pelo professor Nuno Ribeiro da Silva está elaborado por forma a responder aos preceitos legais, sendo completa a documentação apresentada. A organização dos assuntos é cuidadosa e clara facilitando, por isso, a tarefa do relator.
3 - Quanto aos factores de apreciação acima enumerados, o relatório apresenta a actividade lectiva do professor Nuno Ribeiro da Silva durante os cinco anos, indicando os cursos de que foi responsável e que leccionou e outras actividades pedagógicas em que participou. A competência, a aptidão pedagógica e a actualização estão bem patentes na organização dos materiais de trabalho na definição e aplicação dos métodos pedagógicos e no rigor e preocupação que coloca na abordagem dos temas. Colaborou na elaboração e publicação de materiais pedagógicos que serviram ou servem de suporte à actividade lectiva.
4 - Em relação à participação em trabalhos de investigação, vem desenvolvendo trabalhos na área da Energia e do Ambiente. Nestas áreas tem-se verificado a sua colaboração em actividades de pós-graduação em várias universidades estrangeiras, bem como em conferências nacionais e internacionais, com relevo para os congressos mundiais da energia.
5 - Concluída a análise dos factores de apreciação constantes dos artigos 20.º e 25.º do ECDU, há ainda a acrescentar a sua participação em projectos para a Comissão da União Europeia enquanto especialista reputado no domínio da política energética e do ambiente, que é também a sua actividade profissional no meio empresarial nacional.
6 - Considerando todos os elementos que foram objecto de análise e sobre os quais emito uma opinião muito positiva, sou de parecer que se encontram reunidas todas as condições para que o contrato como professor auxiliar convidado de Nuno Ribeiro da Silva seja prolongado para o próximo quinquénio.
O Relator. - Manuel Victor Moreira Martins.
20 de Janeiro de 2003. - O Presidente do Conselho Directivo, Vítor Gonçalves.