Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 23/2003, de 14 de Janeiro

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 23/2003. - Ao terminar hoje, após a prorrogação a título excepcional, para além do limite de idade, o exercício do cargo de presidente do Centro Científico e Cultural de Macau, concedo público louvor à engenheira Maria Alexandra Costa Gomes pela forma exemplar, notável, competente e dedicada como desempenhou as suas funções, corolário de toda uma brilhante carreira dedicada ao serviço do interesse e prestígio do País.

As qualidades pessoais que lhe são reconhecidas de inteligência, lucidez, ponderação e espírito de iniciativa, aliadas a uma esmerada educação e grande nobreza de carácter, estribaram a actuação no referido cargo, concretizando os objectivos propostos com particular eficácia.

Com efeito, o lançamento, a afirmação e a consolidação do Centro Científico e Cultural de Macau constituíram tarefas da maior relevância e complexidade, exigindo a um tempo grande competência técnica e apurada sensibilidade para as questões culturais e científicas, qualidades sempre demonstradas por quem teve a principal responsabilidade desde a criação do Centro, instituição essencial para a divulgação e preservação da memória da presença portuguesa no Oriente e, em especial, em Macau.

Apesar das dificuldades inerentes ao carácter inovador do Centro, no qual se aliam tarefas muito diversas, desde as de carácter museológico e documental, às de natureza científica, bem como a necessidade de mobilização de meios para o prosseguimento das finalidades da instituição, foi possível a criação de uma equipa activa e empenhada, graças ao impulso e direcção da sua presidente, culminando, assim, a sua carreira na Administração Pública, durante a qual exerceu de forma exemplar as mais elevadas funções, com grande sentido público e de responsabilidade.

Cumpre destacar funções da maior exigência no âmbito da administração financeira do Estado, em momento igualmente complexo, como o que antecedeu a adesão de Portugal à Comunidade Europeia, o que obrigou ao desempenho de tarefas da maior relevância para a afirmação de Portugal no exterior.

Também, mais recentemente, o valioso contributo que prestou como membro titular do Grupo de Ligação Luso-Chinês e o prestígio que garantiu para o Centro Científico e Cultural de Macau, constituem um importante contributo para o aprofundamento das relações de amizade entre Portugal e a República Popular da China.

Pelos motivos invocados, considero que a engenheira Maria Alexandra Costa Gomes é merecedora de reconhecimento e agradecimento, pelo que me apraz expressar este público louvor.

19 de Dezembro de 2002. - O Ministro da Ciência e do Ensino Superior, Pedro Lynce de Faria.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2082328.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda