No momento em que cesso funções como Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional do XIX Governo Constitucional, é de inteira justiça louvar publicamente o Chefe do meu Gabinete, Gonçalo Pita de Meireles Pistacchini Moita, pela grande competência e lealdade com que sempre exerceu as funções de que foi investido, desde 10 de outubro de 2013 até à presente data.
A dedicação, entusiasmo e competência que colocou no desempenho de todas as tarefas que lhe confiei, merecem todo o meu justo agradecimento. Em tudo, o Dr. Gonçalo Moita demonstrou um grande profissionalismo e capacidade de organização, tendo sido uma âncora firme do meu Gabinete ao longo destes últimos dois anos.
Soube conciliar exemplarmente a sua capacidade de análise e pensamento teórico, com uma particular inteligência e argúcia práticas, sentido de Estado e bom senso no encontrar de soluções ponderadas, judiciosas e eficazes para vários problemas de particular complexidade com que se confrontou, em concreto, no exercício das suas funções.
Dotado de um grande sentido de dever e espírito de missão, colocou sempre o interesse público e o País em primeiro lugar, com uma extrema dedicação às suas funções, tão imprescindível nos tempos incertos que perpassaram toda a legislatura. Personalidade de grandes qualidades humanas e de liderança, frontal, exigente mas sempre apto a reconhecer, incentivar e elogiar o bom trabalho dos outros e dotado de um singular sentido de humor, foi um exemplo carismático e fonte de motivação para toda a equipa do meu Gabinete.
O Dr. Gonçalo Moita, com as suas qualidades pessoais e profissionais devotadas à causa pública, soube sempre servir com assinalável capacidade coordenadora, o que lhe granjeou o reconhecimento e admiração de todos os que com ele trabalharam e se relacionaram dentro e fora do Gabinete. Na articulação com outros Gabinetes ministeriais e instituições, também o seu desempenho tem de ser destacado. Os mais de dois anos em que comigo colaborou foram essenciais no desenvolvimento de um conjunto de projetos e no cumprimento de objetivos deste Governo, cujo sucesso e eficácia lhe cabe em parte muito relevante, tornando ainda mais justo e merecido o meu reconhecimento pessoal e este público louvor.
29 de outubro de 2015. - O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Luís Miguel Poiares Pessoa Maduro.
209103414