Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4175/2007, de 6 de Março

Partilhar:

Sumário

Determina que o licenciado Carlos Manuel Lopes Pinto Ribeiro, presidente do conselho de administração do Hospital Dr. Francisco Zagalo, Ovar, assuma também as competências inerentes ao cargo de director clínico.

Texto do documento

Despacho 4175/2007

1 - Nos termos e ao abrigo do disposto no n.º 3 do artigo 5.º do Decreto-Lei 188/2003, de 20 de Agosto, determino, face ao seu perfil, que o licenciado Carlos Manuel Lopes Pinto Ribeiro, presidente do conselho de administração do Hospital Dr. Francisco Zagalo, Ovar, assuma também as competências inerentes ao cargo de director clínico do referido Hospital.

2 - O presente despacho produz efeitos a partir de 29 de Janeiro de 2007.

9 de Janeiro de 2007. - O Ministro da Saúde, António Fernando Correia

de Campos.

ANEXO

Sinopse curricular

Carlos Manuel Lopes Pinto Ribeiro, nascido em 25 de Abril de 1947, casado, é licenciado em Medicina e Cirurgia desde Outubro de 1973.

Desde Outubro de 1973 exerce a actividade clínica no Hospital Escolar de São João, onde obteve a especialização em Cirurgia Geral, com a classificação final de 18 valores.

Em Janeiro de 1986 prestou provas públicas para provimento em lugar de assistente hospitalar de cirurgia geral no Hospital dos Covões, em Coimbra, obtendo o direito de ocupar a vaga existente no Hospital Distrital de Ovar. Em 16 de Fevereiro de 1987 tomou posse do lugar de assistente hospitalar no referido Hospital e mais tarde foi integrado no novo quadro de pessoal.

Em 1 de Março de 1988 foi nomeado director do serviço de cirurgia geral, cargo que desempenhou em regime de tempo completo prolongado até 15 de Março de 1990, altura em que optou pelo regime de dedicação exclusiva, com uma carga horária de quarenta e duas horas semanais, regime que mantém até aos dias de hoje.

Por nomeação do director clínico, de 22 de Setembro de 1988, desempenha as funções de adjunto do director clínico para a área do inter-relacionamento dos serviços hospitalares e para a consulta externa, e desde o início de 1991 acumula também o cargo de director do bloco operatório. Institui um conjunto de procedimentos que permitiram a execução normalizada do controlo de qualidade aos valores laboratoriais do serviço de patologia clínica do Hospital, tendo-se conseguido protocolos de envio seriado de produtos para análise num hospital central, para comparação de resultados.

Em 23 de Janeiro de 1991 foi eleito, pelos médicos do quadro, como representante do corpo clínico no conselho geral do Hospital.

Integra e representa o director clínico desde o início na comissão de registo oncológico hospitalar e da região Norte.

Por incumbência do director clínico, organizou e dinamizou o plano de vacinação dos profissionais do Hospital contra a hepatite B.

Em Março de 1994 presta provas em concurso de habilitação ao grau de consultor, tendo sido aprovado, mas o concurso foi impugnado.

Em 16 de Fevereiro de 1995 ascendeu à categoria de assistente graduado de cirurgia geral, por aprovação de comissão de avaliação curricular.

Em Outubro de 1995 habilitou-se novamente ao concurso para consultor na área da cirurgia geral, tendo sido novamente aprovado, sendo a homologação da classificação publicada no Diário da República, 2.ª série, de 28 de Novembro de 1995.

Em 1999 prestou provas públicas de provimento em lugar de chefe de serviço de cirurgia geral do quadro do Hospital Dr. Francisco Zagalo, Ovar, tendo sido aprovado e provido no referido lugar.

Participou como elemento efectivo do júri em várias provas de avaliação final de especialidade e de concursos públicos de provimento no lugar de assistente hospitalar.

Em 23 de Fevereiro de 1996 aceitou o convite para desempenhar o cargo de director e, por inerência, o de presidente do conselho de administração e de director clínico do Hospital Dr. Francisco Zagalo, até 27 de Novembro de 2003.

A instituição iniciou os caminhos da qualidade, que viria a culminar com a acreditação total do Hospital, sendo o primeiro hospital desta dimensão a atingir aquele objectivo.

Dinamizou fortemente as áreas do processo clínico, do arquivo clínico e a informatização das áreas administrativas e clínicas. Colaborou na instituição de uma consulta de triagem no serviço de urgência. Assinou protocolos com escolas do ensino superior que permitem que o Hospital Dr. Francisco Zagalo participe e colabore nas formações pré-graduada e pós-graduada nas áreas da enfermagem e da fisioterapia.

Com os vários serviços do Hospital idealizou e construiu uma equipa multidisciplinar de apoio domiciliário a doentes com AVC e integra agora o apoio domiciliário integrado com outras unidades de solidariedade social e do poder local.

De Dezembro de 2003 até hoje desempenhou as funções de chefe de serviço de cirurgia geral do Hospital Dr. Francisco Zagalo.

É presidente do conselho de administração do Hospital Dr. Francisco Zagalo desde 15 de Janeiro de 2007.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2007/03/06/plain-207500.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/207500.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2003-08-20 - Decreto-Lei 188/2003 - Ministério da Saúde

    Regulamenta os artigos 9º e 11º do regime jurídico da gestão hospitalar, aprovado pela Lei nº 27/2002, de 8 de Novembro, estabelecendo a estrutura orgânica das instituições hospitalares públicas, a composição, as competências e o funcionamento dos órgãos de administração, apoio técnico, fiscalização e consulta, bem como os modelos de financiamento e de avaliação da actividade daqueles estabelecimentos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda