Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1902/2002, de 16 de Outubro

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 1902/2002. - Louvo a licenciada Maria de Assunção Cármen Fernandes, assessora principal, pela forma competente e meritória como desempenhou as suas funções no Departamento de Relações Multilaterais da Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional, desde 14 de Abril de 1997.

Ao longo deste período, a Dr.ª Assunção Fernandes teve a seu cargo todas as questões directamente relacionadas com o Diálogo do Mediterrâneo, nas suas componentes NATO (Grupo do Mediterrâneo), UEO (Grupo Mediterrânico), OSCE (Grupo de Contacto do Mediterrâneo) e UE (Processo de Barcelona). Neste contexto, participou em várias reuniões internacionais, onde manifestou os seus profundos conhecimentos sobre a área do Mediterrâneo e onde defendeu, sempre que necessário, os pontos de vista nacionais sobre esta área. Fruto desta sua actividade, resultaram vários pontos de situação e informações de manifesto interesse e oportunidade.

Mais recentemente, e no seguimento dos acontecimentos do 11 de Setembro, passou a acompanhar a situação no Afeganistão e países limítrofes, produzindo, periodicamente, pontos de situação com conclusões bem fundamentadas, contendo não só a posição de Portugal, como também dos países aliados.

Participou, também, no grupo de trabalho que organizou a Reunião Informal de Ministros da Defesa da NATO, ocorrida em Vilamoura, em Setembro de 1998.

Como substituta legal do chefe do Departamento, nas suas ausências por motivo de serviço, desempenhou de forma positiva essas tarefas, fruto do profundo conhecimento que tinha do serviço.

Uma outra área em que a sua actividade se revelou de manifesto interesse, teve a ver com os seus profundos conhecimentos de língua inglesa, colaborando na redacção e revisão de documentos em inglês, cuja sensibilidade exigia uma extrema correcção linguística.

Para além da sua participação em reuniões, colóquios e seminários dentro e fora do País, preparou diversos pontos de reflexão e tópicos de intervenção para as reuniões de Ministros da Defesa da NATO e da União Europeia, tendo demonstrado, no conjunto de todas estas actividades, uma capacidade de análise crítica e criativa, que, somado a um elevado grau de sentido de responsabilidade, creditaram a sua actuação como uma mais-valia para esta Direcção-Geral.

É-me assim muito grato reconhecer as qualidades profissionais patenteadas pela Dr.ª Maria de Assunção Cármen Fernandes ao longo do período em que desenvolveu a sua actividade nesta Direcção-Geral, considerando os serviços por si prestados como de elevado mérito.

1 de Outubro de 2002. - O Director-Geral, José Luís Pinto Ramalho, major-general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2060529.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda