Portaria 1439/2002 (2.ª série). - Louvo o tenente-general Raul Fernando Durão Correia pela forma competente, notável e eficiente como exerceu as funções de vice-presidente do Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência (CNPCE).
Oficial general exemplar, dotado de personalidade marcadamente firme, trato afável e senhor de comprovada experiência profissional no âmbito do comando, direcção e chefia, demonstrou no desempenho das funções de vice-presidente do CNPCE as suas já reconhecidas qualidades pessoais, espírito de missão e de bem servir, num valioso contributo para a acção governativa.
No desempenho das suas funções, cumpre-me destacar, na esfera internacional, a forma como assegurou a ligação ao Standing Civil Emergency Planning Commitee da NATO e, no âmbito interno, o seu prestimoso trabalho de coordenação das comissões de planeamento de emergência integradas nos vários ministérios.
Na sua acção patentearam-se o seu espírito de missão, a sua grande capacidade de organização, a sua lealdade e as suas exemplares disponibilidade e capacidade de trabalho.
Com a sua meritória acção de liderança, o tenente-general Durão Correia criou, renovou e manteve uma equipa de trabalho coesa, que sempre se pautou por um bom desempenho, pela demonstração da enorme relevância do planeamento civil de emergência e pela defesa do interesse nacional.
Por tudo isto considero justo realçar publicamente os serviços prestados pelo tenente-general Durão Correia como vice-presidente do CNPCE, classificando também os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes, distintos e de elevado mérito, dos quais resultou honra e lustre para a defesa nacional, as Forças Armadas e o País.
Assim:
Manda o Ministro da Defesa Nacional, nos termos do artigo 25.º, do n.º 1 do artigo 62.º e do n.º 3 do artigo 67.º do Regulamento da Medalha Militar, aprovado pelo Decreto-Lei 566/71, de 20 de Dezembro, condecorar com a medalha de prata de serviços distintos o tenente-general Raul Fernando Durão Correia.
1 de Junho de 2002. - O Ministro de Estado e da Defesa Nacional, Paulo Sacadura Cabral Portas.